Ótimo negócio: Fla x Flu rendeu lucro de até R$ 2 milhões ao SBT
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Tudo bem, foi só um jogo de futebol, um fato pontual e raro para o SBT em meio à pandemia de coronavírus. Mas, o resultado pode ser considerado o melhor possível.
A final do campeonato e a vitória do Flamengo por 1 x 0 sobre Fluminense, na última quarta-feira (15), renderam excelente lucro para os cofres do SBT (e dos dois times também).
Segundo fontes ouvidas pela coluna o SBT sozinho teria obtido lucro líquido entre R$ 1,5 milhão e R$ 2 milhões com a partida. Para um evento que dura pouco mais de duas horas ao vivo, não deixa de ser um resultado espantoso.
O contrato entre a emissora e os dois times é confidencial, portanto nenhuma das partes pode se manifestar.
Apesar disso a coluna apurou que o acordo previa que a emissora de Silvio Santos não precisaria dividir nenhum de seus patrocínios com os times.
O acordo estipulava que cada uma das partes —SBT, Fla e Flu— corresse atrás de seus próprios patrocínios e ficasse com a integralidade deles.
Os custos da transmissão, obviamente, ficaram para a TV, mas mesmo assim o SBT embolsou uma belíssima quantia para o momento atual.
Bom ibope
Em termos de ibope a emissora também não teve nada do que reclamar: chegou a 26,2 pontos no Rio, e obteve dois feitos raros: mais de 20 pontos de ibope e um empate técnico com a Globo (que obteve 26,1 pontos).
Cada ponto de ibope no Rio vale por cerca de 47,5 mil domicílios. O Rio é a segunda praça no ranking da publicidade nacional.
Em São Paulo, que é a principal praça, a audiência foi 11 pontos, segundo a Kantar Ibope Media (cada ponto equivale a 72 mil domicílios na região).
A Globo obteve quase o triplo do ibope em São Paulo: 32 pontos.
Mas, já era esperado que o jogo não tivesse tanta repercussão fora entre os paulistanos e paulistas.
Agora o SBT estuda novas possibilidades de exibir jogos e campeonatos de outros Estados.
Mas, tudo vai depender de negociações pontuais com times e campeonatos que já não estão fechados com a Globo (os principais já fecharam).
Ou seja, vai demorar ainda para que a Globo perca o "quase monopólio" que tem do futebol brasileiro há décadas.
Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram e site Ooops
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.