Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
"Globolixo"? "Globo porcaria"? "Globo falida"? "Ninguém assiste à Globo"?
Nananana? Infelizmente, para o presidente da República e seus fanáticos seguidores, todos inimigos da maior emissora e produtora de conteúdo no Brasil, não é nada disso que os números mostram.
Dados consolidados de audiência da Kantar Ibope Media, obtidos pela coluna, mostram que quase 35% das TVs ligadas do país sintonizam a TV Globo 24 horas por dia.
Os dados são referentes ao mês de fevereiro.
Esse índice (34,6% para ser exato) é o chamado "share" —uma medição tão ou até mais importante que os famosos pontos de ibope, já que ela não sofre reajuste anualmente (o valor do ponto de ibope é "ajustado" anualmente de acordo com as mudanças nos dados demográficos do Brasil). "Share" é a participação de cada TV, em porcentagem, no universo de aparelhos ligados.
Para não causar confusão: não significa que as MESMAS TVs ficam ligadas na Globo 24 horas, e sim que, no universo de TVs ligadas, a emissora acaba sendo vista por cerca de 35% dos aparelhos o tempo todo —manhã, tarde, noite e madrugada.
Para dar uma ideia da liderança, o "share" da Globo sozinha é maior que o de todas as outras TVs abertas somadas —inclusive as ex-TVs UHF (agora são todas digitais).
A vice-líder Record fechou o mês passado com 11,5% de "share", e o SBT, com 10,1%.
E a distância é ainda maior
Além da enorme distância que a Globo mantém na TV aberta, ela também é líder longínqua e inconteste na TV por assinatura.
Dos 10 canais pagos mais vistos na TV paga, cinco são da Globo (GloboNews, Viva, SporTV, Viva e Universal (ela tem 50% dele).
Além disso, o Globoplay também é líder isolado entre os incipientes serviços de streaming brasileiros.
O "share" da Globo é o maior de todos os tempos ? Não, ele vem caindo ano após ano, sim, mas as outras TVs, mais ainda.
Cinco anos atrás, por exemplo, ele era de 37% nas 24 horas.
A medição foi feita nas 15 maiores regiões metropolitanas do país pela Kantar Ibope.
A coluna obteve os números junto a fontes nas emissoras.
Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram e site Ooops
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.