Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A primeira tentativa em anos do SBT em melhorar a audiência de suas manhãs —e sem usar desenhos ou "Chaves"— não está funcionando.
Na semana passada a emissora de Sílvio Santos finalmente estreou o "Vem Pra Cá", programa matinal comandado por Patricia Abravanel e Gabriel Cartolano.
Para acomodar o programa, o telejornal (ruim) "Primeiro Impacto" (que começa às 4h) perdeu uma hora e meia. O resultado?
Dados de audiência consolidada e comparativa mostram que 24% das TVs ligadas na Grande São Paulo uma semana antes na grade do SBT fugiram do novo programa.
Ou seja, um em cada 4 telespectadores aparentemente não aprovou a mudança e foi sintonizar ou fazer outra coisa.
SBT caiu e Record cresceu
Em pontos de ibope, na semana anterior à estreia, o SBT registrava 4,2 pontos com o "Primeiro Impacto" e Marcão do Povo.
Com o novo programa de Patrícia e Cartolano, a média desandou para 3,1 pontos (-23%).
O que é curioso: uma semana antes do "Vem Pra Cá" a Record registrou 4,2 pontos de média. Após a estreia, o ibope da emissora da Barra Funda subiu para 5,2 pontos. A Globo segue líder impávida nessa faixa com 8,7 pontos (e 27,1% de share).
Resumo: a Record é quem deve estar comemorando a estreia do SBT, pois ganhou 30% em público.
Horário sem faturamento
Há muito tempo SIlvio sonhava em lançar uma espécie de revista eletrônica diária, como esta coluna informou anos atrás.
Ao menos desde o fim do acordo com a Disney, em 2018, ele tinha essa ideia.
Antigamente, todas as manhãs do SBT eram dedicadas ao público infantil, mas isso trazia um problema crônico: a regulamentação publicitária no país dificulta ao máximo a exibição de comerciais direcionados às crianças.
Ou seja, a emissora enfrentava uma "sinuca de bico": os desenhos até angariavam um ibope razoável, mas o faturamento era praticamente zero.
Nos bastidores do SBT já se comenta em possíveis mudanças no "Vem Pra Cá" se o ibope continuar minguando.
Mas, como todos nós sabemos, com Silvio Santos nada é previsível.
Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram e site Ooops
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.