Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A coluna traz hoje o ranking isolado e completo de audiência da TV aberta de abril, incluindo os antigos canais chamados de UHF (hoje não existe mais essa distinção, pois todos pertencem ao sistema digital).
Os dados que vocês verão a partir de agora foram medidos pela Kantar Ibope Media e obtidos por esta coluna de forma independente; isso porque, contratualmente, a Kantar não pode divulgar dados comparativos entre emissoras à imprensa.
A grande surpresa é o canal Loading, que tem apenas cinco meses de existência e já superou a Record News, a TV Aparecida e a Rede Vida, entre outros canais. Voltado ao público jovem e com pegada "nerd" e pop, o Loading já é o 8º canal aberto mais visto do país.
Encostada na TV Brasil
A Record News é o 9º mais visto e está a apenas 4 décimos de ponto de ibope de empatar com a TV Brasil, emissora pública que custa mais de R$ 500 milhões por ano.
Mais uma vez, em abril, todas as grandes redes comerciais brasileiras (Globo, Record, SBT, Band e RedeTV) registraram ligeira queda de ibope em relação a março.
Notem, porém, que a força da Globo ainda é imensa: tem quase 34% de "share" no país. Traduzindo: cerca de 34% dos aparelhos ligados no país ficam na Globo 24 horas por dia (não são os mesmos aparelhos, isso é uma média).
Os dados se referem à medição 24 horas por dia nas 15 maiores regiões metropolitanas do país. Cada ponto nessa medição equivale a cerca de 260 mil domicílios.
De acordo com a metodologia da Kantar (que se baseia também em dados do IBGE), cada residência teria em média 2,7 moradores.
Detalhe é que esse índice também está encolhendo nos últimos 20 anos. Em outras palavras: cada vez há menos pessoas morando em cada casa brasileira.
.
Veja agora o ranking da TV aberta no mês de abril:
Em pontos de ibope e share (% de participação do canal no total de TVs ligadas)
1 - Globo: 12,66 pontos e 33,74% de share (ibope em março: 13,33 pontos)
2 - RecordTV: 4,32 e 11,52% (março: 4,38)
3 - SBT: 3,65 e 9,73% (março: 3.75)
4 - Band: 1,06 e 2,82% (março: 1,11)
5 - RedeTV: 0,43 e 1,16% (março: 0,46)
6 - TV Cultura: 0,25 e 0,66%
7 - TV Brasil: 0,20 e 0,54%
8 - Loading: 0,17 e 0,45%
9 - Record News: 0,16 e 0,43%
10 - TV Aparecida: 0,15 e 0,40%
11 - Rede Vida: 0,14 e 0,37%
12 - TV Gazeta: 0,06 e 0,17%
13 - TV Novo Tempo: 0,04 e 0,09%
14 - CNT: 0,03 e 0,09%
15 - MTV: 0,03 e 0,07%
16 -TV Câmara: 0,02 e 0,04%
17 - TV Escola: 0,01 e 0,03%
18 - TV Senado: 0,01 e 0,03%
19 - Shoptime: 0,01 e 0,02%
20 - Futura: 0,01 e 0,02%
21 - TV Justiça: 0,00 e 0,01%
Fonte: Dados da Kantar Ibope;
*se o canal não aparece na lista é porque nem sequer pontuou suficientemente para ser medido
** teoricamente, tudo abaixo de 0,4% (em ponto ou share) é considerado próximo do "traço" de audiência
Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram e site Ooops
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.