Topo

Ricardo Feltrin

REPORTAGEM

Ibope consolidado: Copa América no SBT não dá 50% da audiência da Globo

Logotipo da Copa América 2021 - Reprodução / Internet
Logotipo da Copa América 2021 Imagem: Reprodução / Internet

Colunista do UOL

24/06/2021 12h06

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A vitória apertada do Brasil sobre a Colômbia ontem por 2 x 1, pela Copa América, rendeu para o SBT 13 pontos de ibope e 20% de share em São Paulo.

Todos os dados deste texto são de audiência consolidada, medida pela Kantar Ibope Media, mas foram obtidos pela coluna de forma independente (a Kantar não divulga tais dados comparativos à imprensa por questões contratuais).

Maior e principal mercado da publicidade nacional, na Grande São Paulo cada ponto de ibope vale por cerca de 76,5 mil domicílios sintonizados ("share" é a participação no universo de TVs ligadas).

Enquanto isso, a Globo...

Em compensação, no mesmo horário do futebol no SBT, a Globo —que exibiu "Jornal Nacional" e a novela "Império"— registrou mais que o dobro: 27 pontos de ibope e 41% de "share".

A audiência do SBT com o futebol brasileiro foi 5 pontos menor e teve 16% de "share" a menos que os menores índices já registrados pela Globo na mesma Copa América (o jogo Venezuela x Argentina em 28/06/2019).

No Rio de Janeiro a diferença entre as emissoras foi ainda maior. O jogo rendeu 11 pontos e 16% de "share" ao SBT (cada ponto lá vale por cerca de 50 mil domicílios). No mesmo horário, a Globo registrou 32 pontos (+190%) e 45% de "share".

No Rio, a propósito, a novela "Império" rendeu 34 pontos e 48% de participação. Igualou recorde anterior de audiência dessa novela de Aguinaldo Silva às quartas-feiras.

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram e site Ooops