Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Francisco Gomes Júnior, advogado especialista em "cibercrimes", direito digital e presidente da ADDP (Associação de Defesa de Dados Pessoais e do Consumidor) fez uma análise sobre a condenação da atriz e "influencer" Antônia Fontenelle, na semana passada, no Rio.
Ela terá de indenizar o "youtuber" Felipe Neto por injúria, mas ainda cabe recurso à decisão tomada no 9º Juizado Especial Criminal da Barra da Tijuca, Rio.
Em publicações em suas redes sociais, Antônia chamou Felipe de "câncer da internet" e "canalha".
O advogado e especialista em crimes digitais escreveu um artigo no qual considera que Antônia atravessou a linha da liberdade de expressão e adentrou o reino da ofensa pura e simples.
"A liberdade de expressão pressupõe responsabilidade por seus atos. Você pode emitir a opinião que quiser, mas com os limites que a lei impõe, caso contrário, está cometendo um crime", afirma Francisco Gomes Júnior.
"A ofensa rasteira, o xingamento à pessoa e o atingimento da honra vêm sendo cada vez mais punidos pelas decisões judiciais, diz o advogado.
"E os ofensores se sujeitam a condenações criminais e ao pagamento de significativas indenizações por qualquer ato ilícito, ainda que impensado ou cometido no calor da emoção. Não confunda liberdade de expressão com liberdade para ofender", alerta
Segundo a decisão da Justiça, Fontenelle terá de indenizar Felipe. 33, em R$ 63 mil.
Este não é o único processo movido por Felipe contra a atriz. E ela enfrenta outros processos com outras personalidades do mundo da TV.
Na semana passada, ela faltou a uma audiência em ação movida pela jornalista Fábia Oliveira, do jornal carioca "O Dia". Além dessa, Fábia move mais três ações contra Fontenelle, e não descarta entrar com novos processos. Motivo: o mesmo de Felipe Neto, injúria e ofensas em redes sociais.
"E a batalha entre Felipe Neto e Fontenelle não foi encerrada", lembra o advogado Francisco Gomes. "Existem outros processos em andamento. Em um deles, na 39ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, ela responde pelos crimes de calúnia, injúria e difamação."
Fontenelle reafirmou que vai recorrer da decisão.
Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram e site Ooops
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.