Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Dados consolidados de audiência no ano passado reforçam o dos últimos cinco anos: tanto a TV aberta como a por assinatura continuam vendo seu público minguar, enquanto os serviços de streaming viraram o "novo entretenimento" da família brasileira (ao menos daquelas que têm banda larga).
Quase sem exceção, na comparação de 2020 com 2021, todas as emissoras abertas perderam pontos de ibope e "share" (participação de cada uma no universo de TVs ligadas).
A "exceção" é a Record, que ficou no zero a zero (nem ganhou e nem perdeu público no ano passado).
Os dados se referem à medição feita pela Kantar Media nas 15 maiores regiões metropolitanas do país.
A "campeã" em perda de "share" foi a RedeTV (-26%), seguida pelos canais pagos (-21%), SBT (-15%), Band (-12%) e Globo (-6%).
Streaming ainda poderoso
Na contramão disso a Kantar identificou mais um ano de disparada no consumo de vídeos e streamings nos lares brasileiros (+24%). Não é possível afirmar que estão sendo feitas mais assinaturas, mas os números mostram que, quem adquire esses serviços, faz uso dele em toda sua plenitude.
Ou seja, o modelo de assistir o que se quer quando der na telha do telespectador parece ser o futuro que condenará (no longuíssimo prazo, diga-se) a programação linear.
Sempre importante relembrar que esses dados abordam um grande recorte do consumo de TV, mas não de toda a população. Como esta coluna antecipou em outubro de 2020, ao menos 80 milhões de brasileiros estão alijados de serviços de banda larga e só têm a TV aberta como entretenimento caseiro.
Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram e site Ooops
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.