Topo

Ricardo Feltrin

REPORTAGEM

Magalu será patrocinadora "master" de Fausto Silva na Band

Faustão em seu cenário na Band  - Rodrigo Moraes/Band
Faustão em seu cenário na Band Imagem: Rodrigo Moraes/Band

Colunista do UOL

15/01/2022 05h13

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Um fato raríssimo na TV brasileira, a três dias de sua estreia na Band, o novo programa de Fausto Silva ainda tem empresas disputando uma vaga para, veja só, anunciar no programa.

Segundo a coluna apurou, até a última quinta-feira (15), pelo menos, o departamento Comercial da emissora da família Saad ainda negociava cotas, "merchans" e inserções na atração que estreia na próxima segunda.

No entanto, uma cota publicitária "master" já está concluída: com o conglomerado Magazine Luiza, empresa cujo valor estimado de mercado atualmente está na casa dos R$ 50 bilhões.

A Magalu mostra, com isso, sua fidelidade a um comunicador que ela já apoiava na Globo: era uma das grandes patrocinadoras do "Domingão do Faustão" (continua anunciando no "Domingão", com Luciano Huck) e o seguiu em sua mudança para o Morumbi

A Magalu da empresária Luiza Trajano enfrenta um momento bastante estranho na Bolsa: sem qualquer fato relevante que justifique —exceto a crise o desemprego que o país atravessa, o que não é novidade nenhuma— , teve queda grande e abrupta no valor de suas ações: desabaram cerca de 70% em 2021.

Mesmo assim o conglomerado dos Trajano mantém uma política de divulgação agressiva.

Comercial da Band em festa

A Band mantém sigilo absoluto sobre o valor de cada cota, mas fontes do mercado ouvidas pela coluna estimam que, na tabela cheia, por um ano de investimento, isso possa custar até R$ 80 milhões.

No entanto, a tal "tabela cheia" é apenas um referencial: TODAS as emissoras do mundo (e outros veículos) dão descontos vultosos para os anunciantes. Emissoras com a RedeTV, por exemplo, ultrapassam os 90% de desconto.

Mas, até a Globo faz descontos "gordos" para seus anunciantes.

A Band já festeja os resultados de 2022, pois não é só Fausto que está trazendo (muito) dinheiro para casa. A F1 também já garantiu o dobro de faturamento para a temporada deste ano, que pode chegar a R$ 100 milhões (furo desta coluna na semana passada).

"Faustão na Band" será um programa diário (segunda a sexta), exibido entre 20h30 e 22h30. Fausto Silva, 73 anos, assinou um contrato de cinco anos com a Band, onde já trabalhou: ele volta para sua velha casa depois de 34 anos.

Como esta coluna antecipou com exclusividade em agosto do ano passado, a ideia é fazer um programa diferente a cada dia. Parte deles será ao vivo, e outra parte sempre gravada.

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram e site Ooops