Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A Kantar Media, empresa de pesquisa de mercado e audiência presente em 61 países, já está medindo e entregando a seus clientes brasileiros seu mais novo produto: o "ibope" dos serviços de streaming no Brasil (veja aqui os primeiros resultados).
A empresa antecipou em quase dois meses o limite dado por si mesma para a entrega dos dados.
Assim como faz com a audiência das TVs abertas e fechadas, ela também vai entregar diariamente o resultado do dia anterior do consumo de streaming no país.
Segundo Melissa Vogel, CEO da Kantar, "a ideia é dar um olhar (e um cruzamento) completo de audiência dos clientes em todas as plataformas.
Segundo a executiva, já há inúmeras empresas inscritas para o recebimento dos novos dados, incuindo TVs abertas, pagas, agências de publicidade e até anunciantes.
YouTube, Netflix, Amazon Prime, Globoplay, Disney+ e Discovery+ estão entre os novos clientes da empresa.
Novo aparelho de medição
Melissa afirma que a nova medição está sendo feita dentro do universo de 6.000 domicílios que já têm instalados "people meteres" -a caixinha que mede o ibope.
Em residências com banda larga, a Kantar instalou mais uma caixinha, chamada de Focal Meter.
"Esse equipamento passa a ter acesso a todo o conteúdo -serviço de streaming, tempo gasto em cada um, conteúdo assistido etc- por meio do roteador", diz.
Por enquanto, a medição será feita por "share".
Ou seja, a participação em porcentagem de cada serviço no universo de TVs ligadas.
Mas, ela não descarta que haja adiante uma "pontuação" de streamings como é feita com as TVs: cada ponto equivalente a um número X de domicílios nas 15 maiores regiões metropolitanas do país.
Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram e site Ooops
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.