Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A edição 22 do reality show mais assistido do Brasil continua sendo líder de audiência com folga na TV aberta: tem 4 vezes mais ibope que a 2ª colocada, a Record.
Porém, a empolgação do público parece cair ao longo dos anos (veja tabela abaixo).
Dados obtidos com exclusividade por esta coluna apontam que, até o momento, com 28 "capítulos", o "BBB22" registra média de 22,6 pontos e 41,7% de "share" na Grande São Paulo -principal polo e bússola da publicidade nacional.
"Share" é a participação do programa no universo de TVs ligadas.
Para comparação, no ano passado, nos mesmos 28 primeiros capítulos, a média foi de 27,5 pontos e 46,2% de share.
Trata-se de uma queda de 18% em pontos. Ou seja, quase 1 em cada 5 telespectadores a menos.
Já a queda do "share" representa que cerca de 1 em cada TVs deixou de sintonizar o programa.
Apesar de ser uma estatística baseada apenas nos primeiros 28 "capítulos", já é um estrato importante e que, historicamente, não sofre grandes alterações até o fim do reality.
Claro, ainda existem também as assinaturas da Globo para assistir ao reality tanto na TV paga como na internet, mas a emissora sempre se recusou a divulgar esses números.
Além disso, tanto em público como em faturamento, a TV Globo aberta ainda é a que "sustenta" a internet e o serviço de streaming do Grupo Globo.
Nos últimos 12 anos, a atual edição do "BBB" só não é menor que a do "BBB14" (2014), que terminou (do começo ao fim) com 21,7 pontos.
Veja 10 maiores ibopes do BBB na última década
Em pontos de ibope (Grande São Paulo); média geral
1º - BBB18 - 26,2
2º - BBB12 - 25,3
3º - BBB20 - 25,0
4º - BBB11 - 24,8
5º - BBB13 - 23,8
6º - BBB16 - 23,7
7º - BBB17 - 23,2
8º - BBB15 - 22,7
9º - BBB14 - 21,7
10º - BBB19 - 20,3
Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram e site Ooops
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.