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Ricardo Feltrin

REPORTAGEM

Após 'boom' de consumo na pandemia, TV aberta e paga 'murcham' no ibope

Índice de audiência da TVs aberta (e paga) míngua após dois anos de alta no consumo - Getty Images
Índice de audiência da TVs aberta (e paga) míngua após dois anos de alta no consumo Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

07/04/2022 00h09

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Depois de dois anos de alto consumo devido à pandemia de covid-19, e ao confinamento da população, a TV aberta já perdeu o fôlego e voltou aos patamares pré-pandemia.

Em apenas um ano, o total de TVs ligadas já caiu 11%.

Em março de 2021, o número era de 38% no país, na média das 24 horas. No mês passado, esse índice recuou para 34%.

Com o fim das restrições, reabertura do comércio e dos bares, houve um imediato "desabamento" na audiência de todas as TVs abertas e canais pagos, sem exceção.

Todas as TVs caíram

Sempre na média nacional das 24h, a Globo caiu de 13,3 pontos em março de 2021 para 11,6 em março de 2022 (queda em torno de 12%).

A vice-líder, RecordTV, também teve queda: de 4,40 pontos para 4.0 (-9%). O SBT amargou uma perda maior: de 3,7 para 3,2 (-16%).

Quarta colocada no país, a Band foi a que teve a menor perda: apenas 1%.

Já a RedeTV rolou ladeira abaixo com uma perda de ibope de 30%. Caiu do já magro meio ponto de ibope no ano passado para 0,3 ponto agora.

A TV por assinatura continua a perder consumo. Os canais pagos perderam cerca de 24% de ibope em um ano (de 4,4 para 3,3 pontos)

Nessa medição, cada ponto de audiência equivale a cerca de 260 mil domicílios.

Todos os dados acima foram mensurados pela Kantar Media, mas obtidos pela coluna por terceiros.

A Kantar não pode, contratualmente, divulgá-los à imprensa.

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