Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O rádio é provavelmente o veículo que mais tem se reinventado ao longo de seus mais de 100 anos, e uma nova pesquisa da Kantar Media aponta que sua longevidade ainda atravessará gerações --quiçá encarnações.
A pesquisa aponta que entre 2019 e 2021 o consumo de rádio pela internet, no Brasil, cresceu 186%. No país, como esta coluna revelou com exclusividade no ano passado, 83% da população ouve rádio.
Segundo os dados, 46% dos brasileiros ouvem o veículo de forma tradicional, e 12% já optam pela versão digital. Ao mesmo tempo, 51% usam alguma ou as duas formas.
Cerca de 28% dos brasileiros ouvidos disseram que mudaram sua forma de consumir rádio da versão tradicional para a online.
A pesquisa se chama "Rádio online: O som do novo", feita pela divisão da Kantar especializada em pesquisa de mídia.
O estudo foi feito com ajuda de informações coletadas pelos estudos Target Group Index e TG.Net.
A força dos podcasts
A pesquisa também aborda outro fenômeno midiático, os podcasts.
Hoje, 28% dos ouvintes de rádio já aderiram ao formato.
Entre os gêneros favoritos dos brasileiros, estão comédia e entretenimento (63%), notícias e política (51%) e negócios e finanças (44%).
Perfil consumidor
Na hora de consumir rádio online, os brasileiros preferem smartphones ou tablets (57%). Mas ainda há usuários com desktops e notebooks (35%), além de outros aparelhos (14%).
Em relação ao perfil, 71% dizem gostar de se informar sobre tecnologia (64% da média de ouvintes no dial) e 59% acreditam que comprar online torna a vida mais fácil (48% dos ouvintes no dial).
Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram e site Ooops
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.