Topo

Ricardo Feltrin

REPORTAGEM

Exclusivo: Com "A Fazenda", Record retoma do SBT o 2º lugar no ibope

A Fazenda 2022: Deborah manda recado ao marido - Reprodução/PlayPlus
A Fazenda 2022: Deborah manda recado ao marido Imagem: Reprodução/PlayPlus

Colunista do UOL

04/10/2022 00h18

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Durou apenas dois meses a alegria do SBT. Em julho, após dois anos, a emissora de Silvio Santos havia reconquistado a vice-liderança de ibope em São Paulo —tanto nas 24 horas do dia como no valioso horário nobre.

Dados consolidados medidos pela Kantar Media em setembro, e obtidos pela coluna, mostram que o jogo já virou de novo.

Graças à edição 2022 do reality "A Fazenda", e à nova temporada da série bíblica "Reis", a RecordTV fechou o mês passado com média de 3,9 pontos e 10,3% de "share" (participação no universo de TVs ligadas).

O SBT de Silvio Santos terminou com 3,7 pontos e 9,9% de "share" na Grande SP.

Essa diferença pode aumentar ainda mais em outubro porque, no mês passado, o reality campestre só ocupou a programação a partir do dia 12 (e ainda assim fez diferença na média final). Já em outubro serão 31 dias.

Em primeiro lugar, como sempre, ficou a Globo com 12,1 pontos e 32,1% de "share".

Em quarto ficou a Band com 1,7 ponto e 4,5%. A RedeTV ficou com 0,3 ponto e 0,9% de "share" nas 24 horas.

Cada ponto nessa medição equivale a cerca de 75 mil domicílios.

Horário nobre

Com a soma de "Reis" e "A Fazenda", a RecordTV também recuperou a vice-liderança na fatia mais valiosa da programação da TV: o horário nobre paulista.

Terminou setembro com média de 6,4 pontos (e 10,6% de participação nas TVs ligadas). O SBT registrou 5,5 pontos e 9,1%.

Em primeiro ficou a ainda imbatível Globo (21,8 pontos e 35,9%); em quarto lugar, a Band, com (3,0 pontos e 4,9%). Por fim, a RedeTV, com 0,6 ponto e 1%.

Mercado nacional

Na medição do Painel Nacional de Televisão (PNT), a Record também está na frente do SBT nas 24 horas do dia.

No mês passado ela marcou 3,6 pontos e 10,4%. O SBT ficou com 3,1 pontos e 8,8%. Globo continuou em primeiro (11,8 e 33,8%); a Band ocupou seu tradicional quarto lugar (1,0 ponto e 3%). E a RedeTV seguiu na "lanterninha", com 0,3 ponto e 0,8% de "share".

Nessa medição cada ponto vale por cerca de 260 mil domicílios.

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram, site Ooops e YouTube