Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O projeto gratuito "Orquestrando" dedica-se há anos na formação, aperfeiçoamento e capacitação de músicos, maestros e orquestras no país.
É um trabalho do maestro João Carlos Martins e do produtor cultural José Roberto Walker, com apoio do Sesi-SP, Fiesp e Banco do Brasil.
Martins se apresenta neste sábado no Carnegie Hall, Manhattan, Nova York, uma das mais famosas casas de música do mundo. O concerto celebra sua estreia como pianista nessa mesma casa, 60 anos atrás.
O projeto Orquestrando tem neste momento 750 grupos musicais e procura ajudá-los na complexa tarefa de montar uma orquestra, seja de qual tamanho ela for: sinfônicas, filarmônicas, quartetos, câmara, solistas, duetos etc.
Entre outras funções, o Orquestrando de Martins dá aulas de capacitação para instrumentistas com tendência erudita (já foram 120 horas/aula até agora).
Um país de músicos
Ao menos 40 mil músicos já foram capacitados e ao menos 2.000 alunas se inscreveram para aprendizado de regência (maestros). Os principais grupos também se reúnem com João Carlos Martins em eventos "masterclass".
Qualquer um pode se inscrever gratuitamente no site Orquestrando.
Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram, site Ooops e YouTube
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.