Topo

Ricardo Feltrin

REPORTAGEM

Por que seu vizinho grita gol antes de você na Copa? Culpa da latência

TV aberta digital vai gritar gol primeiro - Getty Images
TV aberta digital vai gritar gol primeiro Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

21/11/2022 00h09

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Começou a Copa do Catar e nos dias dos jogos do Brasil você vai perceber algo que só te chama a atenção uma vez a cada quatro anos:

Por que tem gente na vizinhança que grita gol até 10 segundos antes de você?

O nome disso é "latência". Por limitação da tecnologia atual, em toda transmissão ao vivo existe um lapso entre o momento em que a câmera captura o fato (realidade em vídeo e som) e o envia para as diversas formas de mídia ao redor do mundo: TV, celular, TV por satélite ou a cabo etc.

Cada um desses veículos recebe o conteúdo em momentos diferentes. Curioso é que a latência faz parte da nossa vida diária, mas jamais a percebemos, pois quase sempre são imperceptíveis: num telefonema, num programa de rádio ao vivo, por exemplo, até no tempo em que você clicou nesta matéria para ler.

Na TV, no entanto, nós a percebemos quando, por exemplo, um âncora da Globo News pergunta algo ao vivo para a querida correspondente Carolina Cimenti, nos EUA. Carolina demora de três a quatro segundos para ouvir e responder à pergunta.

Muitos telespectadores, inclusive, ficam aflitos com isso. Mas, calma, um dia isso pode acabar (leia mais ao final do texto).

Gol dos mais pobres

Na Copa é quando a latência se esfrega na cara e no ouvido dos mais abonados.

Acontece que, quem assistirá e gritará gol antes dos mais ricos e sua parafernália eletrônica e digital, são os cerca de 70 milhões de brasileiros que só têm a gratuita TV aberta em suas moradias para se informar ou ter lazer.

Na transmissão ao vivo, até o momento, a TV digital aberta será a primeira a receber a "realidade" (com som e imagem) que acaba de ocorrer no Catar. Por causa das particularidades da "rodovia" digital mundial, ela recebe tudo primeiro.

Ou seja, são as classes sociais mais desfavorecidas que poderão gritar gol primeiro. Sim, verdade, isso não vai mudar a vida de ninguém, infelizmente, mas é um fato tecnológico relevante.

Vejam a ordem de recepção da Copa:

1º - TV Digital aberta
2º - TV a cabo / fibra
3º - TV por satélite
4º - Streaming

Isso um dia vai acabar?

Segundo especialistas em tecnologia e comunicação, a latência pode desaparecer no dia em que alguma tecnologia eliminá-la.

A tecnologia 5G, que está em andamento mundo afora, já vai reduzir esse lapso de tempo de forma expressiva, como este colunista explicou dois anos atrás. Em algum momento, acredita-se, as transmissões de TV também deverão ocorrer pelo sistema 5G, o que diminuiria ainda mais a "latência"..

A velocidade de qualquer transmissão ao vivo será muito mais veloz. Talvez ao ponto de também se tornar imperceptível entre a pergunta do âncora e a resposta da correspondente em Nova York na TV paga.

Para felicidade das pessoas ansiosas.

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram, site Ooops e YouTube