Topo

Ricardo Feltrin

REPORTAGEM

Rafinha grava 1º especial de humor em inglês e negocia com streaming

Rafinha Bastos faz sucesso no stand-up em Nova York - Instagram
Rafinha Bastos faz sucesso no stand-up em Nova York Imagem: Instagram

Colunista do UOL

05/12/2022 00h09

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na última sexta (04), Rafinha Bastos deu um passo adiante em sua carreira de humorista. Ele gravou seu primeiro especial de comédia em inglês em Nova York, onde mora há quatro anos e só se apresenta em inglês.

Ele está negociando a venda do conteúdo para serviços de streaming.

"Muita gente no Brasil nem sabe o que eu tô fazendo aqui", diz. "Mas, está na hora demonstrar pra galera o que significam essas conquistas."

Uma de suas maiores conquistas nos últimos anos aconteceu no mês passado: Rafinha se apresentou na mesma noite e no mesmo palco que o lendário Jerry Seinfeld, no Gotham Comedy Club, no bairro Chelsea, em Nova York.

"Dividir o palco com ele foi incrível. No começo do stand-up no Brasil ele era a maior e única referência que nós tínhamos", conta Rafinha.

Carreira ascendente

O humorista brasileiro 11 anos atrás chegou a ser apontado como a personalidade mais influente do Twitter no mundo, segundo pesquisa o "NY Times". E também era uma celebridade da TV brasileira. Mas, mudar para os EUA, foi como começar tudo do zero.

"Hoje eu faço parte do elenco fixo das maiores casas de humor de NY e Los Angeles. O que ninguém sabe é que a comédia é uma atividade de nicho. Aqui não adianta você ser apenas famoso ou ter milhões de seguidores no Instagram. Se você não é bom, não tem espaço em palco nenhum."

Vida de americano

Hoje, Rafinha, 45 anos, mora nos EUA com a mulher, Virgínia, e o cachorrinho Tito. Sua única tristeza hoje é ficar longe do filho, Tom, que mora no Brasil.

"Eu faço tudo para participar da vida dele. Nós nos falamos várias vezes por dia, falo com médico dele, escola, faço parte do grupo de judô? Mas não é fácil essa distância. Por isso sempre que posso vou ao Brasil", afirma.

Hoje o humorista e "ex-âncora" do CQC (Band) pode ser acompanhado pelo YouTube, onde tem um canal com mais de 3 milhões de seguidores e apresenta semanalmente o talk show "Mais que 8 Minutos". E pelo jeito nem pensa em voltar à TV brasileira.

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram, site Ooops e YouTube