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Ricardo Feltrin

REPORTAGEM

Exclusivo: Cai nº de TVs ligadas no Brasil; ibope da TV aberta, também

Cai nº de telespectadores que consomem TV aberta e paga - iStock
Cai nº de telespectadores que consomem TV aberta e paga Imagem: iStock

Colunista do UOL

05/01/2023 12h33

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Dados exclusivos de audiência mostram que no ano passado o total de TV ligadas no Brasil caiu; e a sintonia de canais abertos nesses aparelhos, também

O total de TVs ligadas sintonizando as TVs abertas (24h do dia) declinou 4%. Já o "share" conjunto dessas emissoras comerciais caiu 10%.

O que isso significa? Certamente que está crescendo o uso de internet para entretenimento dentro de casa, como o consumo de streaming, YouTube ou redes sociais; ou, claro, sites como o UOL.

Os serviços de streaming, bem como o YouTube (e outras plataformas de vídeo), cresceram mais de 16% no ano passado. Passaram dos 17% de "share" para 19,8%.

Ou seja, agora uma em cada 5 TVs ligadas no Brasil fica consumindo streaming 24 horas por dia.

TV paga e aberta

A TV por assinatura continua sendo a plataforma mais afetada pelas mudanças da tecnologia e do comportamento do consumidor / telespectador nos últimos 8 anos. Isso sem falar na pirataria.

No ano passado foram 20% de perda de público ("share"). A perda de ibope e assinantes da TV paga vêm ocorrendo de forma contínua desde o final de 2014.

De todas as TVs abertas, na comparação 2021 com 2022, só a Globo (5%) e a Band (8%) tiveram crescimento, como esta coluna antecipou com exclusividade em 12 de dezembro.

A Record e o SBT perderam 10% de "share"; a RedeTV caiu 24% (de 1,1% para 0,8%).

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