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A TV por assinatura respirou em novembro, mês dos últimos dados divulgados na semana passada pela Anatel.
Essa plataforma terminou novembro com 12,5 milhões de assinantes, uma queda de apenas 0,5% em relação ao mês anterior. Trata-se da menor perda de base mensal desde o final de 2014. Em todos os meses em que houve queda, desde então (maioria esmagadora), o índice sempre foi superior a 0,5%.
Outros números: Porém, em 12 meses houve uma queda de mais de 6% no nº de assinantes. O que pode estar segurando o escoamento são Estados do Nordeste, Centro-Oeste e Minas e Espírito Santo, na região Sudeste. Neles a plataforma ainda sobrevive e eventualmente até cresce um pouco.
Futuro da TV paga: Não há dúvidas de que esse setor nunca mais chegará à casa dos 20 milhões de assinantes, como ocorreu há cerca de 8 anos. A pirataria e a explosão dos serviços de streaming implodiram o futuro da plataforma, com seus pacotes caros e qualidade de programação baixa e repetitiva.
TV paga volta ao passado: Os 12,5 milhões de assinantes mostram que a plataforma recuou mais de dez anos no tempo. O número de pagantes hoje é o mesmo de 2012.
Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram, site Ooops e YouTube.
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