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Pela primeira vez esta coluna teve acesso a dados completos do consumo de audiovisual no Brasil em todas as formas: TV, celular, tablet e computador.
Ou seja, quem está assistindo algo em vídeo em qualquer aparelho: seja assistindo TV aberta, paga, streaming ou vídeos; e, seja na TV, no computador ou no celular. Nas 24 horas do dia.
O dado mais chamativo: 84,8% de quem está vendo vídeo dentro de casa o está fazendo pela chamada TV linear. Esse é o nome pomposo e técnico para conteúdo exibido nas TVs aberta e/ou paga.
A TV aberta representa 73% dessa conta. A TV paga, 11,8%. Isso mostra o incrível poder que a TV tradicional ainda tem no hábito do brasileiro.
A maioria dos brasileiros continua consumindo conteúdo em vídeo por meio do bom e velho aparelho de TV.
Lembrando que essa medição já está sendo feita pela Kantar Media desde o ano passado, como esta coluna informou à época. São acompanhadas amostras nas 15 maiores regiões metropolitanas do país.
Por enquanto essa medição está sendo feita apenas com os usuários dentro de casa. Ou seja, a Kantar está acompanhando o ibope de todos os aparelhos das famílias em que instalou seus aparelhos de medição.
Graças a um dispositivo instalado no wi-fi das residências, ela consegue monitorar o que cada pessoa daquela família está consumindo a cada momento, e por meio de qual aparelho.
Streaming
Nessa nova medição o badalado streaming, isoladamente, representa 7,1% de "share". Quando digo sozinho é porque a Kantar está medindo o YouTube separadamente, como plataforma de compartilhamento de vídeos.
A empresa de medição separou as plataformas de acordo com o modelo de negócio. Nesse quesito, streaming e YouTube são modelos diferentes.
Mas, somando streaming (7,1%) e YouTube (16,6%), aí sim, são 23,7% de "share "(ou quase 24 em cada 100 aparelhos ligados).
Para o público que está consumindo apenas por aparelhos de TV e TV conectada fica assim:
TV aberta e paga - 84,8%
YouTube - 8,7%
Streaming - 6,5%
Já na medição com todos os aparelhos dentro de casa (celulares, tablets, computadores etc), o resultado é esse:
TV aberta e paga: 76,3%
YouTube: 16,6%
Streaming: 7,1%
Todos os dados acima se referem a janeiro de 2023 (Fonte: Kantar Media)
Novos tempos
A CEO Melissa Vogel, da Kantar, enviou a seguinte nota para esta coluna, a respeito da nova forma de fazer um raio X no consumo de audiovisual.
"A mediação de audiência "cross-media" é uma inovação oferecendo um olhar mais completo, e rompendo paradigmas sobre o consumo de vídeo, tanto para TV Linear (aberta e paga), como para as plataformas de vídeo online e streaming.
Seguimos o nosso compromisso de transformação e evolução da medição de audiência, disponibilizando aos nossos clientes dados de qualidade e métricas comparáveis para que tomem as melhores decisões de planejamento de conteúdo e performance da publicidade."
Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram, site Ooops e YouTube.
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