Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O novo modelo de medição de audiência que a Kantar Media está desenvolvendo no Brasil está permitindo, pela primeira vez, observar uma amostra de todo o consumo de audiovisual no Brasil.
Traduzindo: a medição agora apura que programa está sendo exibido e de quem é o conteúdo. Não importa se o consumo está ocorrendo em TVs, celulares, computadores ou tablets.
Os primeiros dados já foram antecipados pelo colunista Guilherme Ravache, do UOL
A Kantar consegue medir os outros aparelhos com um dispositivo instalado no wi-fi dos domicílios da amostra. Por enquanto essa medição só está sendo feita dentro do domicílio, mas a empresa está trabalhando para aumentar o monitoramento fora da residência.
Dito isso, os mais recentes dados dessa medição da Kantar mostram que a Netflix hoje é a "Globo" dos serviços de streaming. Não há nada que possa ameaçar sua liderança.
Netflix 5 x 1 Globoplay
Os números mostram que a Netflix terminou janeiro com 4,9% de "share". Ou seja, praticamente 5 em cada 100 aparelhos ligados no Brasil, na média 24 horas, consumiram a Netflix.
Em segundo lugar vem o serviço Globoplay, com 0,9%. Cerca de cinco vezes menor que a concorrente.
Numa comparação alegórica, o Globoplay está para a Netflix como o SBT está para a Globo em público.
Netflix tem cerca de 15 milhões de assinantes no Brasil.
A Globoplay não revela o número real de assinantes, apenas de "usuários". Mas nesse "bolo" estão muitos milhões de não pagantes ou que se cadastraram e nem usam o serviço.
Os outros
Em terceiro lugar no streaming ficou o Amazon Prime, com 0,5%; e em quarto todas as demais plataformas on demand.
Nesse recorte da pesquisa, as TVs aberta e paga são vistas por 76 em cada 100 dispositivos ligados, o que mostra o incrível poder que o hábito tem sobre quem consome audiovisual.
O streaming terminou com 7%. Plataformas de compartilhamento de vídeo, 16,6%.
Repetindo, os dados são de janeiro. A Kantar está medindo esses aparelhos desde o ano passado, como este colunista informou.
A coluna procurou a CGCom para que se manifeste, caso queira. Se isso ocorrer este texto será atualizado.
Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram, site Ooops e YouTube
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.