Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Dados exclusivos de audiência no Brasil, obtidos por esta coluna, mostram como os serviços de streaming e o YouTube, mais a TV paga, se aproximam do consumo da própria Globo e massacram as outras TVs abertas.
Para começar: a TV aberta ainda é responsável pelo maior consumo no Brasil, segundo a Kantar Media.
Cerca de 47 em cada 100 aparelhos de TV e outros aparelhos ligados numa residência (celular, tablet e computadores) passam 24 horas consumindo programação gratuita nessas emissoras.
Só a Globo, no mês passado, foi sintonizada por 34% das TVs e demais aparelhos ligados no país nas 24 horas do dia, segundo a medição da Kantar.
Encostando na Globo
Só que, se somarmos o streaming e a TV paga, essas duas plataformas já começam a "fungar" no cangote da líder: 30%.
Desse percentual, são 21% para os streamings e 8,6% para a TV paga.
Não é sorteio
A Kantar Media monitora o consumo de conteúdo audiovisual nas 15 maiores regiões metropolitanas do país. São cerca de 7.000 aparelhos instalados em residências.
Nesse universo, há todos os tipos de classes sociais sendo medidas: das casas que têm banda larga e todos os tipos de aparelhos para seus moradores (ABC), e aquelas que só tem TV digital por antena (D e E).
Os domicílios são escolhidos a partir de amostragens populacionais do IBGE.
Nenhuma família que é monitorada pelo ibope recebe pagamentos por isso. Eventualmente ganham alguns brindes, mas de pouco valor.
Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram, site Ooops e YouTube
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.