Topo

Ricardo Feltrin

REPORTAGEM

Streaming e TV paga já têm quase mesmo público da Globo

Streaming e TV paga juntos já desafiam a Globo - Getty Images
Streaming e TV paga juntos já desafiam a Globo Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

10/04/2023 04h05

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Dados exclusivos de audiência no Brasil, obtidos por esta coluna, mostram como os serviços de streaming e o YouTube, mais a TV paga, se aproximam do consumo da própria Globo e massacram as outras TVs abertas.

Para começar: a TV aberta ainda é responsável pelo maior consumo no Brasil, segundo a Kantar Media.

Cerca de 47 em cada 100 aparelhos de TV e outros aparelhos ligados numa residência (celular, tablet e computadores) passam 24 horas consumindo programação gratuita nessas emissoras.

Só a Globo, no mês passado, foi sintonizada por 34% das TVs e demais aparelhos ligados no país nas 24 horas do dia, segundo a medição da Kantar.

Encostando na Globo

Só que, se somarmos o streaming e a TV paga, essas duas plataformas já começam a "fungar" no cangote da líder: 30%.

Desse percentual, são 21% para os streamings e 8,6% para a TV paga.

Não é sorteio

A Kantar Media monitora o consumo de conteúdo audiovisual nas 15 maiores regiões metropolitanas do país. São cerca de 7.000 aparelhos instalados em residências.

Nesse universo, há todos os tipos de classes sociais sendo medidas: das casas que têm banda larga e todos os tipos de aparelhos para seus moradores (ABC), e aquelas que só tem TV digital por antena (D e E).

Os domicílios são escolhidos a partir de amostragens populacionais do IBGE.

Nenhuma família que é monitorada pelo ibope recebe pagamentos por isso. Eventualmente ganham alguns brindes, mas de pouco valor.

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram, site Ooops e YouTube