Topo

Artistas vão dividir Brit Awards com alguma pessoa em sinal de gentileza

Cantora Billie Eilish recebe prêmio no Brit Awards, em Londres, em 2020; edição deste ano vai entregar dois troféus  - HANNAH MCKAY
Cantora Billie Eilish recebe prêmio no Brit Awards, em Londres, em 2020; edição deste ano vai entregar dois troféus Imagem: HANNAH MCKAY

Marie-Louise Gumuchian

Da Reuters, em Londres

28/04/2021 11h31Atualizada em 28/04/2021 12h29

Os vencedores dos Prêmios Brit (o Brit Awards) do mês que vem receberão dois troféus diferentes e serão incentivados a compartilhar um em nome do espírito comunitário e da gentileza vistos durante os lockdowns da covid-19, segundo os organizadores.

Os artistas Es Devlin e Yinka Ilori criaram as estatuetas, que serão entregues em pares na cerimônia de uma das maiores honrarias da música pop britânica no dia11 de maio, em Londres.

"Cada premiado é convidado a dar o segundo troféu a alguém que considera merecedor. Pode ser um reconhecimento, ou pode ser alguém que faz algo totalmente sem relação com a música", disse Devlin.

Ilori acrescentou que a ideia veio da experiência do lockdown. "O vizinho ao lado do qual você mora há seis anos e nunca cumprimenta de repente te deu flores, alimentos, gestos de gentileza. Eu quis capturar isso", explicou ele.

Devlin e Ilori seguem os passos da estilista Vivienne Westwood, do chapeleiro Philip Treacy e do vencedor do Prêmio Turner Anish Kapoor, que já criaram troféus para o Brit.

Cerca de 4 mil pessoas comparecerão à premiação do Brit, que os organizadores dizem que será o primeiro grande evento musical em ambiente fechado com plateia agora que o Reino Unido emerge do lockdown da covid-19.

A cerimônia será parte do Programa de Pesquisa de Eventos do governo britânico, que estuda se grandes eventos podem ser realizados em locais fechados sem distanciamento social.