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'Lightyear' decepciona em estreia; 'Jurassic World' lidera bilheterias dos EUA

"Lightyear": personagem Buzz é dublado por Chris Evans (em inglês) e Marcos Mion (em português) em novo film - Disney/Pixar/Divulgação
'Lightyear': personagem Buzz é dublado por Chris Evans (em inglês) e Marcos Mion (em português) em novo film Imagem: Disney/Pixar/Divulgação

Rebecca Rubin

Em Los Angeles, EUA

19/06/2022 14h13

Ao infinito e além? Não exatamente. "Lightyear", um spinoff da Pixar do universo "Toy Story", não chegou tão longe assim em sua estreia nas bilheterias, arrecadando apenas US$ 51 milhões (R$ 262 milhões) nos cinemas da América do Norte.

As famílias, principal público do filme, estão afastadas dos cinemas desde a Covid-19. Mas, mesmo assim, essa bilheteria é decepcionante para uma marca forte como a Pixar, casa de filmes "Os Incríveis", "Procurando Nemo" e "Up". É especialmente problemática porque a produção de "Lightyear" custou US$ 200 milhões (R$ 1 bilhão), além de mais dezenas de milhões em publicidade.

Antes do fim de semana, a expectativa era de que o filme gerasse pelo menos US$ 70 milhões (R$ 360 milhões), mas suas ambições foram frustradas pela concorrência acirrada de "Jurassic World: Domínio", um colosso da Universal, e "Top Gun: Maverick", da Paramount.

Também pesou a falta de curiosidade em assistir a uma história de origem um pouco esotérica sobre Buzz Lightyear, que tem uma ligação meramente tênue aos quatro filmes da franquia popular e que as crianças adoram. Com sua decolagem hesitante, "Lightyear" aterrissou em segundo lugar, um dos raros filmes da Pixar a não conseguir liderar a bilheteria norte-americana.

"Lightyear" é o primeiro filme da Pixar na telona em mais de dois anos, desde "Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica", em março de 2020. Durante a pandemia, três filmes da Pixar —"Soul", "Luca" e "Red: Crescer é uma Fera" — pularam os cinemas e entraram diretamente no Disney+, o que deixou alguns analistas de bilheteria pensando se os consumidores foram treinados a ver os filmes da Pixar em casa.

Mesmo com um enorme declínio de 60%, "Jurassic World: Domínio" conseguiu vencer a bilheteria novamente. A continuação pré-histórica da Universal gerou US$ 58,6 milhões (R$ 302 milhões) em seu segundo fim de semana, chegando a um total de US$ 259 milhões (R$ 1,33 bilhão) na bilheteria doméstica.

Em terceiro lugar, "Top Gun: Maverick" continua voando alto, com US$ 44 milhões (R$ 226 milhões) na América do Norte. Esse retorno de bilheteria, com uma pequena queda de 15% em relação ao anterior, é especialmente significativo porque o filme está nos cinemas há um mês.