Topo

Ex-produtor de Hollywood Harvey Weinstein receberá sentença por condenação por estupro em Los Angeles

23/02/2023 10h56

Por Steve Gorman

LOS ANGELES (Reuters) - Harvey Weinstein, o ex-produtor de Hollywood que simboliza uma cultura de má conduta sexual generalizada por homens poderosos que iniciou o movimento #MeToo, será sentenciado nesta quinta-feira pelo estupro de uma atriz em 2013 em Los Angeles.

Os promotores recomendaram que Weinstein, de 70 anos, receba a pena máxima de 24 anos de prisão, sem direito a liberdade condicional, depois que um júri de Los Angeles o considerou culpado de estupro e duas outras acusações criminais de abuso sexual em dezembro.

Qualquer sentença pronunciada deve ser cumprida assim que o ex-produtor de cinema e cofundador da Miramax cumprir a sentença de 23 anos imposta em uma condenação por má conduta sexual em Nova York, argumentaram promotores em seu memorando de sentença.

Eles disseram que uma pena com "longo prazo" de 24 anos foi exigida por causa da condenação anterior, em vez de uma sentença de "médio prazo" de 18 anos que a lei da Califórnia prescreveria sem fatores "agravantes" adicionais.

A equipe de Weinstein se opõe à recomendação da promotoria para uma sentença consecutiva de longo prazo, dada a "idade avançada e deterioração da saúde" de Weinstein, disse o advogado de defesa Mark Werksman à Reuters em um e-mail.

Weinstein foi condenado por estupro, cópula oral forçada e penetração sexual por um objeto estranho em um ataque a uma ex-modelo e atriz, identificada no tribunal como Jane Doe 1, em um hotel de Los Angeles em fevereiro de 2013.

Weinstein tem afirmado que todos os seus encontros sexuais foram consensuais e se declarou inocente.