Michael Gambon, ator irlandês que interpretou Dumbledore, morre aos 82 anos

LONDRES (Reuters) - O ator irlandês Michael Gambon, mais conhecido mundialmente por interpretar o sábio professor Albus Dumbledore na franquia de filmes "Harry Potter", morreu aos 82 anos nesta quinta-feira.

Gambon morreu pacificamente no hospital, informou a PA Media, citando uma declaração da família.

O ator começou a atuar nos palcos no início da década de 1960 e depois passou a aparecer na televisão e no cinema. Seus papéis notáveis nas telonas incluem um líder psicótico da máfia em "O Cozinheiro, o Ladrão, sua Mulher e o Amante", de Peter Greenaway, em 1989, e o idoso Rei George 5º em "O Discurso do Rei", de Tom Hooper, em 2010.

Mas seu papel mais conhecido foi o de Dumbledore na franquia "Harry Potter", papel que assumiu a partir do terceiro filme da série de oito filmes, após substituir o falecido Richard Harris em 2004. Gambon minimizou os elogios à sua atuação e disse que simplesmente interpretou a si mesmo "com uma barba espetada e um longo manto".

Gambon foi nomeado Comandante do Império Britânico em 1992 e cavaleiro por serviços prestados à dramaturgia em 1998, algo que ele chamou de "um pequeno presente agradável", embora não tenha usado o título.

Com uma personalidade travessa, ele sempre inventava histórias. Durante anos, mostrou aos pares atores uma fotografia autografada de Robert De Niro que, na verdade, ele mesmo havia inscrito antes de conhecer o ator norte-americano.

Gambon se aposentou dos palcos em 2015 após sofrer problemas de memória de longo prazo, mas continuou a atuar nas telas até 2019. Ele disse a um entrevistador em 2002 que seu trabalho o fazia se sentir "o homem mais sortudo do mundo".

Gambon se casou com Anne Miller em 1962, e o casal teve um filho. Embora nunca tenham se divorciado, nos últimos anos ele também teve outra parceira, a cenógrafa Philippa Hart, 25 anos mais nova, com quem teve dois filhos.

(Por Sarah Young)

Deixe seu comentário

Só para assinantes