Atriz Cate Blanchett pede que UE aumente apoio a refugiados

BRUXELAS (Reuters) - A atriz Cate Blanchett, embaixadora da boa vontade da agência da ONU para refugiados, Acnur, pediu nesta quarta-feira que a União Europeia intensifique o apoio aos refugiados e aos países anfitriões e garanta que a política do bloco "se concentre na proteção deles e não na fortificação das fronteiras".

"É preciso entender que ninguém coloca seus filhos em um barco a menos que a água seja mais segura do que a terra", disse Blanchett, vencedora do Oscar e nomeada embaixadora da boa vontade da Acnur em 2016, ao parlamento da UE em Bruxelas.

"Agradeço à UE por seu apoio financeiro de longa data aos refugiados e seus anfitriões em todo o mundo e peço que o apoio continue e aumente. O mundo está observando", acrescentou Blanchett.

O apelo de Blanchett ocorre em um momento em que a União Europeia está tentando reformular as regras de asilo e imigração do bloco para reduzir a imigração irregular, e os países membros estão buscando fazer seus próprios acordos, com a Itália anunciando na segunda-feira que construirá centros na Albânia para receber imigrantes marítimos que tentam chegar à Itália.

Um recorde de 114 milhões de pessoas foram expulsas de suas casas em todo o mundo, disse Blanchett, fugindo da violência, dos conflitos, da perseguição e da violação dos direitos humanos.

"Com o número de pessoas possivelmente deslocadas em um nível nunca antes visto, o financiamento humanitário flexível nunca foi tão urgente", afirmou ela. "Invista em educação e meios de subsistência para garantir que as famílias tenham oportunidades onde estão, para que não precisem se mudar. Ninguém se beneficiará de uma geração de jovens alienados e excluídos."

(Reportagem de Dominique Vidalon)

Deixe seu comentário

Só para assinantes