Herói comum de Eddie Murphy retorna na sequência "Um Tira da Pesada 4"

Por Rollo Ross

LOS ANGELES (Reuters) - Depois de mais de uma década de super-heróis salvando o mundo nas telas de cinema, Eddie Murphy está trazendo de volta o personagem que ele descreve como "todo homem".

Murphy retorna como Axel Foley em "Um Tira da Pesada 4", um novo capítulo da franquia de comédia de ação que estreou há 40 anos, em 1984. O filme chega à Netflix na quarta-feira.

"Por 10-15 anos, tudo era GC (gerado por computador), grandes efeitos visuais e super-heróis e pessoas salvando o dia usando capas e ternos justos", disse Murphy em uma entrevista.

"Eu sabia que, eventualmente, teria que voltar a isso", acrescentou. "Antigamente, as coisas eram orientadas pelos personagens e pela história, e isso sempre funcionará."

No novo filme, Foley está trabalhando como detetive em Detroit quando descobre que sua filha está em perigo em Beverly Hills. Ele retorna à cidade para se reconectar com ela e ajudar a resolver um caso.

Foley "não é o Super-Homem", afirmou Murphy. "Ele é todo homem, todo cara que não segue as regras. Ele é o tipo de cara com quem você quer tomar uma cerveja."

O filme - o quarto da franquia e o primeiro desde 1994 - tem como objetivo capturar a sensação do original sem efeitos especiais modernos. A ação ocorre por meio de acrobacias da vida real, como uma angustiante perseguição de helicóptero por Los Angeles.

"O que foi mais difícil foi todo o aspecto físico", disse Murphy. "Estou com 60 anos agora e fiz o primeiro (aos) 21 anos, então você pode imaginar as diferenças."

Continua após a publicidade

Os astros anteriores Judge Reinhold e John Ashton reprisam seus papéis no filme. Entre os novatos estão Kevin Bacon e Joseph Gordon-Levitt.

Bacon disse que gostou das acrobacias da velha guarda no novo filme, dizendo que acreditava ser difícil impressionar o público de hoje com efeitos gerados por computador.

"Se você coloca um caminhão dirigindo e ele bate na porta de um carro de polícia, e você vê Joe no meio dizendo 'não há cinto de segurança', isso é, para mim, incrível", declarou Bacon.

"Acho que isso é muito mais satisfatório para as pessoas agora, porque acho que estamos meio que entorpecidos com todas as outras coisas."

Murphy disse que, ao longo dos anos, houve tentativas de ressuscitar a franquia, mas nenhum dos roteiros tinha o "gancho emocional" da história entre Foley e sua filha, agora adulta.

"O filme é realmente sobre um pai que se reconcilia com sua filha", afirmou Murphy. "Quando acrescentamos isso ao filme, tudo se encaixou. Essa é a cola que mantém o filme inteiro unido."

Deixe seu comentário

Só para assinantes