Estreia de John Malkovich provoca protestos na Bulgária
SOFIA (Reuters) - A estreia de uma peça do século 19 dirigida por John Malkovich foi realizada em um Teatro Nacional de Sofia quase vazio depois que manifestantes irritados com a forma como os búlgaros são retratados impediram os visitantes de entrar no prédio.
Uma hora antes da abertura da peça Arms and The Man, de George Bernard Shaw, na noite da última quinta-feira, os manifestantes começaram a se reunir em frente ao teatro, disse a emissora Nova TV em seu site.
Eles seguravam uma grande faixa com os dizeres: "Sem peças anti-búlgaras no Teatro Nacional". Os manifestantes jogaram sacos de lixo, cuspiram e atacaram fisicamente o animador indicado ao Oscar Theodore Ushev, enquanto ele tentava entrar no teatro, segundo a Nova TV.
Alguns manifestantes tentaram forçar a entrada no prédio, mas foram repelidos pela segurança, de acordo com a imprensa búlgara. Para evitar mais confrontos, a administração do teatro permitiu que apenas alguns jornalistas entrassem para assistir à apresentação.
A peça é uma comédia que apresenta uma história de amor durante um conflito entre Bulgária e Sérvia.
Críticos na Bulgária dizem que Shaw apresenta os soldados búlgaros como covardes e indignos, e os búlgaros como pessoas que tomam banho uma vez na vida e não leem, segundo a Nova TV.
"É uma reação bastante estranha", disse Malkovich após a apresentação da peça. "Cada vez mais as pessoas adoram censurar coisas com as quais não concordam."
(Reportagem de Ivana Sekularac)
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.