Ator Richard Chamberlain, estrela de "Pássaros Feridos", morre aos 90 anos

Por Patricia Reaney

NOVA YORK (Reuters) - O ator Richard Chamberlain, indicado ao Emmy e galã dos anos 1960, que alçou a fama com o drama médico televisivo "Dr. Kildare" e estrelou as minisséries "Shogun" e "Pássaros Feridos", morreu aos 90 anos, informou seu publicitário Harlan Boll em um comunicado neste domingo.

Chamberlain morreu na noite de sábado no Havaí devido a complicações de um derrame, segundo o comunicado.

Chamberlain foi um sucesso instantâneo e se tornou um ídolo adolescente, protagonizando o charmoso Dr. James Kildare na série que foi ao ar entre 1961 e 1966. O jornal The Guardian disse que o ator de 27 anos "parecia ter sido esculpido por um deus do amor".

O papel de destaque foi o início de uma carreira de seis décadas que abrangeu teatro, cinema e televisão.

Chamberlain foi apelidado de "rei das minisséries" após aparecer em vários dramas de TV na década de 1980 e recebeu elogios por seus papéis que vão do professor Henry Higgins em "Minha Bela Dama" e Capitão von Trapp em "A Noviça Rebelde" a Hamlet e Richard II de Shakespeare.

Ele também foi o Jason Bourne original na minissérie de 1988 "A Identidade Bourne".

"O que é fascinante sobre Richard é que seu alcance é enorme. Sua habilidade de cada vez ser diferente é o que o torna uma propriedade tão valiosa", disse a produtora Susan Baerwald ao jornal The New York Times em 1988.

(Reportagem adicional de David Ljunggren)

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.