É a Gree Cassua, neguinho! Respeita.
Versada por uma voz infantil, essa vinheta esteve presente em vários hits do funk paulistano que acumulam cerca de meio bilhão de visualizações no YouTube. Gree Cassua é uma das principais produtoras dedicadas ao gênero e pertence ao angolano Manuel José Nicolau, de 36 anos.
Nascido em Luanda, capital de Angola, Manuel é filho de uma obreira da Igreja Universal do Reino de Deus e de um influente professor e advogado tributário. Ele chegou ao Brasil em 1999 para estudar —e construiu um império. Num ano conturbado como foi 2020, sem a renda dos shows presenciais por conta da pandemia do novo coronavírus, a Gree Cassua faturou cerca de US$ 200 mil por mês com plataformas digitais (Spotify, Deezer, Apple Music e YouTube). Ou seja, cerca de R$ 1 milhão.
Mas esse negrão de cerca de 1,85m e conhecido por revelar grandes nomes do funk como MC Kekel, MC Lipi, DJ Matt-D não teve moleza. O sorriso fácil —que não saiu de seu rosto em 1h30 de conversa com Splash— foi a arma para driblar a xenofobia num país que tem uma imagem pré-concebida de imigrantes angolanos.