Cabaceiras (PB) deixou de ser apenas uma pacata cidade do sertão paraibano, localizada a 166 km de João Pessoa, após ser escolhida para representar Taperoá (PB) como cenário de "O Auto da Compadecida" em outubro de 1998. O elenco da então minissérie, adaptada para os cinemas em 2000, permaneceu na cidade por cerca de 30 dias.
Desde o nascimento do "fenômeno" do cinema brasileiro, Cabaceiras é considerada a "Hollywood" nordestina. Outras 50 obras, entre documentários, novelas, séries e filmes nacionais, também escolheram Cabaceiras para a realização de gravações Uma das obras mais recentes foi "Onde Nascem os Fortes", série da Globo exibida em 2018.
A presença da equipe dirigida por Guel Arraes gerou transformações na cidade. Nem todas as ruas eram pavimentadas, e não havia preocupação com a preservação arquitetônica antes das filmagens. As mudanças também foram comportamentais — era o primeiro contato da maioria dos moradores com o universo cinematográfico.
Splash relata histórias contadas por quatro pessoas que conviveram com atores, produtores e equipe de filmagem de "O Auto da Compadecida". O grupo, que ainda vive na cidade, conta como foi a passagem de Selton Mello, Matheus Nachtergaele e companhia pelo sertão paraibano.
O projeto começou com uma "operação especial". Para abrigar o elenco e a equipe de 65 pessoas, foram alugadas 12 casas, duas fazendas, um rancho e todas as acomodações de um hotel em Boqueirão (PB), cidade vizinha localizada a cerca de 20 km de Cabaceiras.