Renascida

Após relação conturbada, Duda Reis prepara novos projetos, investe nas redes sociais e fala sobre libertação

Mari Monts e Renata Nogueira De Splash, em São Paulo Divulgação

Sou muito vivida para uma pessoa de 19 anos, e não tem como não criar uma casca depois de passar pelas coisas que eu passei.

Levou alguns meses, mas Duda Reis já consegue falar com leveza sobre seu passado recente.

Com ajuda profissional, mas também da família, dos amigos e das quase 15 milhões de pessoas que a acompanham nas redes sociais (são 8,9 milhões só no Instagram e mais 5,8 milhões no TikTok), a atriz está focada em seguir em frente após o término de uma conturbada relação com Nego do Borel.

Afinal, saiu de casa aos 15 anos para estudar, conquistou seu espaço no teatro, chegou à TV Globo aos 18 e depois de um relacionamento amoroso conturbado viu tudo mudar de novo aos 19.

São tantas histórias que ela mesma se confunde ao calcular a pouca idade que tem.

A atriz e influenciadora abriu seu coração para Splash. Hoje, sente orgulho por ajudar outras mulheres e reconhecer o seu valor:

Eu me sinto liberta, dona de mim, forte, empoderada. Antes eu não tinha isso. Era como se o meu brilho tivesse apagado. Hoje não aceito menos do que eu mereço.

Divulgação
Divulgação

O início

Maria Eduarda Reis Barreiro. A geminiana que nasceu em 1º de junho de 2001 em Volta Redonda (RJ) descobriu ainda bem novinha que a profissão dos pais, médicos, não seria para ela. Contrariando as expectativas, seu destino era "ser star".

Aos 15, Duda Reis se matriculou na Escola de Atores Wolf Maya e se encontrou no teatro. Mas com os trabalhos batendo na porta e a distância de mais de duas horas (de carro!) de sua cidade até a escola, na Barra da Tijuca, ela foi morar sozinha no Rio de Janeiro.

Me encantei, fiz peças de teatro. Fiquei muito estabelecida no teatro, fiz alguns clássicos. Fiz peça de alguns dramaturgos como Tchekhov, Molière, Nelson Rodrigues. Em 'Bonitinha, mas Ordinária' eu fiz a Maria Cecília. Foi uma experiência incrível, a crítica foi muito positiva.

Essa é a parte da história de Duda Reis que pouca gente conhece. Três anos depois, surgia a primeira grande oportunidade na TV. A atriz foi escalada para "Malhação", maior vitrine de novos talentos da Globo.

Duda estreou na temporada "Toda Forma de Amar", exibida entre 2019 e 2020. Na novela, ela interpretava Mari, uma adolescente que enfrenta uma gravidez precoce e decide entregar o filho para uma amiga e fugir.

Apesar da história polêmica em que se envolveu na ficção, a vida real traria um capítulo ainda mais conturbado para a jovem atriz.

Divulgação Divulgação

O meio

Em agosto de 2019, Duda Reis e Nego do Borel oficializaram um namoro especulado havia meses. O casal, formado por dois talentos de "Malhação" (o cantor já havia atuado em outra temporada da novelinha global), foi shippado pelos fãs. Parecia um conto de fadas. Mas, em dezembro daquele ano, surgiriam os primeiros sinais de que algo não ia bem. Eles terminaram e seguiram seus caminhos.

Em abril de 2020, uma surpresa. O casal reatou e ficou noivo. Duda voltou a morar com Nego do Borel, e uma polêmica surgiu: os pais dela, que haviam acolhido a filha após o primeiro término, afirmavam que o namorado era agressivo. A atriz chegou a negar várias vezes e se voltou contra a família. Foram meses de lavagem de roupa suja, tudo exposto na internet.

Em dezembro de 2020 o relacionamento mais uma vez chegaria o fim. Mas foi só em janeiro deste ano que Duda mudou de atitude e decidiu tornar público que viveu um relacionamento abusivo com uma sequência de vídeos nos quais fazia denúncias graves.

Por outro lado, o ex-noivo nega tudo e as investigações do inquérito policial que foi instaurado continuam. Atualmente, o ex-casal segue em uma briga judicial e Duda Reis não cita mais o nome do ex —como você pode perceber no vídeo abaixo.

Após tantas polêmicas, a atriz ganhou milhões de novos seguidores em suas redes sociais, onde ela já trabalhava como influenciadora digital. Hoje, parte de seu trabalho é apoiar mulheres que também passaram por relacionamentos abusivos e souberam identificar os sinais ao ouvir o desabafo dela para milhões.

Divulgação

"Virei uma muralha"

*por questões jurídicas, Duda Reis não cita o nome do ex-noivo na entrevista

Trago um alívio no meu peito por ver mulheres se libertando de coisas pelas quais eu passei.

Duda Reis, atriz

Divulgação

E o recomeço

Família é um assunto que emociona Duda Reis. A atriz passou por situações delicadas com seu pai e sua mãe durante o relacionamento com Nego do Borel.

Os pais da atriz não aprovavam o namoro, e quando ela e Nego noivaram, chegaram a alegar que o artista já havia agredido a jovem. Duda então cortou relação com os dois e diz se arrepender.

Após o término, quando ela trouxe à tona as acusações contra o cantor, Duda revelou:

Ele dizia que ia mandar matar minha família e que eu estava mexendo com cachorro grande.

Superado o relacionamento e com o coração e cabeça mais tranquilos, Duda afirma, num tom reflexivo, que, sem seus pais, provavelmente não teria enxergado que estava num relacionamento abusivo.

Eu restabeleci meus laços com meus pais. Hoje, eu mato e morro por eles.

Após deixar a casa do seu ex-companheiro no Rio de Janeiro, Duda atualmente mora sozinha num apartamento em São Paulo. O pai, a mãe e a irmã continuam vivendo em Volta Redonda, interior do Rio.

É muito importante não se afastar dos amigos e da família. É uma das primeiras coisas que acontece em uma relação abusiva, ficar longe de todo mundo.

Duda Reis

Reprodução/Instagram

A dor e a delícia de ser influenciadora

Para se distrair no começo da pandemia, Duda se rendeu ao TikTok. Hoje, quase seis milhões de pessoas a acompanham e a exaltam por lá. Como é praxe na rede social de vídeos, a atriz se joga nas dancinhas, desafios e dublagens. Estas últimas, às vezes, são mal interpretadas.

Duda usa trechos de músicas que bombam no TikTok para fazer conteúdo sobre relacionamento, traição e amor próprio. Parte do público enxerga alguns dos vídeos como indiretas para o ex.

Sou tirada para Cristo. Eu falo muito de temas importantes lá, alerto as mulheres porque é meu papel. Tento falar de uma maneira didática. Mas é normal ser criticada porque a sociedade ainda é machista e isso não muda da noite para o dia. É com a resistência que isso muda.

@dudareisb

Mas nem sempre dá para acertar com seu público. Em março, Duda foi duramente criticada após fazer uma publicidade para uma marca de cosméticos.

Vazaram esse vídeo mal editado onde eu resumo a luta da mulher a um primer [produto de beleza]. Prefiro acreditar que foi um erro de edição da marca.

A influenciadora conta que ficou chateada com a situação, pois passou mais de duas horas gravando conteúdos diferentes. Primeiro, sobre a luta da mulher. Outro era um tutorial de maquiagem.

A marca postou antes de mandar para aprovação e isso não foi acordado.

Divulgação

Prazer, Duda Reis

Duda completa 20 anos em junho e diz não se identificar mais com a menina que era há até bem pouco tempo. Ela diz nem se reconhecer em fotos de meses atrás.

Com os momentos turbulentos, e os aprendizados que vieram com eles, a atriz afirma que criou uma casca. "Virei uma muralha".

Durante toda a entrevista, ela se mostrou sorridente, convicta das suas ideias e segura de si. Aliás, ela ressaltou muito essa questão: estar segura.

E quem é essa nova mulher?

Hoje estou 100% conectada comigo. Sinto que eu brilho e que todas as mulheres brilham. Eu coloco na minha cabeça que sou uma mulher próspera, uma pessoa abundante e vou viver de acordo, não aceito menos que eu mereço.

Duda Reis

Estou mais segura, amo meu corpo. Antes eu tinha muitas questões com meu corpo, passei por fases difíceis como anorexia, bulimia. Hoje estou saudável, acompanhada de nutricionista, fazendo terapia, estou treinando e realmente MUITO segura.

Duda Reis

Veja a entrevista completa

Duda Reis abre o coração em um papo exclusivo com Splash

Topo