De que forma os brasileiros podem se engajar mais com o ativismo ambiental?
Pequenas mudanças começam dentro de casa, reciclando o lixo, não desperdiçando recursos, exercendo consumo mais consciente... Cada um tem que fazer a sua parte para tornar este mundo um lugar melhor, afinal, todos dependemos dos recursos da natureza para sobreviver. Quanto ao ativismo, toda ação é válida, desde plantar uma árvore até promover a consciência ambiental, protestar pela natureza, destinar verba para sua recuperação e proteção. Cada um pode encontrar a sua maneira de promover mudanças, desde que seja pacífica e respeitosa.
Como a indústria da beleza e da moda podem colaborar com esse processo de conscientização?
Acredito muito na força do exemplo. Então, mais do que falar, é preciso fazer diferente. Claro que todo o processo de transformação não é fácil e demora tempo. Exige muito investimento e pesquisa, e precisa levar em consideração todo a cadeia produtiva, desde a matéria-prima, passando pelos processos de fabricação e até a logística reversa, prevendo o posteriormente manejo do descarte das embalagens ou peças produzidas. Tudo precisa ser levado em consideração para se ter um processo realmente sustentável. Este é um movimento que não tem mais volta, as empresas vão precisar se adaptar. E quanto mais o consumo consciente se tornar prioridade para os consumidores, mais rapidamente a mudança ocorrerá. A Natura Ekos há duas décadas vem trabalhando para construir um negócio com impacto social e ambiental e hoje pode se orgulhar de ter atingido mais de 2 milhões de hectares de área conservada na Amazônia, além de empoderar as comunidades da região e gerar valor conservando a floresta em pé. É um exemplo de que as coisas podem ser feitas de maneira diferente.
No seu último aniversário, você anunciou que plantaria 40 mil árvores. Pensando em metas mais ambiciosas, como você pode contribuir com o tema no futuro?
Defendo a natureza porque sou parte dela e viver conectada e em harmonia com ela me traz alegria, faz parte da minha essência, de meu propósito de vida. Acredito que para nós estarmos bem, a natureza tem que estar bem, afinal tudo que precisamos para viver vem dela, estamos todos conectados. Por isso, vou continuar usando minha visibilidade para trazer atenção para a importância da preservação e da regeneração do meio ambiente. Acredito que se dermos uma pequena ajudinha para a natureza, ela tem o poder de trazer vida de volta e continuar a nutrir a todos nós. Espero ajudar a amplificar a mensagem não só sobre a importância da preservação, mas da regeneração das florestas. Que possamos ter mais empatia e encontrar formas mais sustentáveis de fazer negócios, em que nós e o planeta saímos ganhando.