Em pleno mês de Carnaval, um louvor foi a música mais ouvida do Brasil na parada semanal do YouTube. O feito inédito foi alcançado no fim de fevereiro por "Eu Sou teu Pai", de Valesca Mayssa.
O sucesso do gospel não é repentino. O mercado de hits religiosos é forte há décadas no Brasil.
Mas o gênero explodiu com o crescimento da população evangélica e sua influência na sociedade.
Hoje, artistas disputam o topo de rankings com Ana Castella e Ludmilla — estrelas pop que também gravam e cantam louvores em shows.
Nosso país é o que mais consome playlists gospel no mundo, segundo o Spotify. As buscas pelo termo dobraram desde 2022.
A máquina de hits já produziu superastros: Gabriela Rocha, Aline Barros, Isadora Pompeo, Fernandinho e Fabiana Anastácio (morta pela covid em 2020) estão na lista dos 10 cantores gospel mais populares da internet no mundo.
Cachês vultosos pagos por prefeituras e estratégias espertas de marketing dão maior dimensão ao fenômeno milionário.
A nova era gospel invadiu a cena. E parece estar só começando.