'Sou insegura e tímida'

Andréia Sadi abre o jogo sobre Rizek, vida pessoal e 'medo' na Globo

Weslley Neto De Splash, em São Paulo Estevam Avellar/Globo
Fábio Rocha/ Globo

Andréia Sadi, 36, apresenta o Estúdio i (GloboNews) há um ano e, recentemente, passou a integrar o revezamento de comandantes do Jornal Hoje (Globo), onde era comentarista. Antes, a carreira da jornalista não tinha relação com bancadas de telejornal.

A jornalista morou em Brasília por dez anos, destacando-se em coberturas políticas da GloboNews antes de encarar uma "grande novidade" ao apresentar jornais diários. Ela comentou sobre o tema em conversa exclusiva com Splash.

Sem experiência na função, Sadi diz ter contado com apoio do marido, o apresentador André Rizek, 48. O jornalista comanda programas nos canais SporTV há mais de dez anos.

Falei para ele: 'Estou com muito medo, não sei fazer. Estou insegura, não sei se vou dar conta'. Rizek me falava: 'Mas você é jornalista e tem o principal: sabe do que está falando'.

Andréia Sadi, Apresentadora da GloboNews

Rizek argumentou que a cobertura política, que ocupa grande parte do jornal, é especialidade de Andréia Sadi. "Ele é muito craque", afirma a apresentadora sobre o "suporte" do marido.

Uma chefe da Globo me falava isso: conta a história do seu jeito, porque toda vez que você tentar imitar alguém, vai errar. Não precisa fazer do jeito de ninguém. Faz do seu, seja você. Isso diminui a chance de erro.

Sadi analisa a mudança na carreira, que começou no jornal impresso antes de migrar para TV. "É preciso lidar com recursos que nunca lidei como comentarista. [...] As novidades são na forma, mas não no conteúdo", explica ao citar o posicionamento de câmeras e o uso do teleprompter, aquela tela que exibe texto a ser lido pelo apresentador.

Estevam Avellar/Globo
Reprodução/Instagram

Sadi e Rizek 'brigam' por audiência

Juntos há cinco anos, Sadi e Rizek costumam brincar sobre a disputa pela audiência na TV a cabo. O Estúdio i vai ao ar das 13h às 16h na GloboNews, enquanto o Seleção SporTV é exibido das 13h às 15h.

Ele nunca falava disso. Mas durante a Copa do Mundo, quando o esporte estava bombando, falava o tempo todo. Perguntei: 'E sobre os outros meses? Você não vai falar nada? Comecei a chegar em casa e brincar quando era um dia agitado na política. 'E aí, como foi hoje?'

A brincadeira também envolve Carlos Henrique Sadi, pai da apresentadora. "Ele conta às vezes que assistiu a André, ouviu algo que ele disse. Eu questiono: 'Pai, o que você está fazendo assistindo a André? Por que não ficou comigo?'. A gente leva numa boa, super bem-humorado.

Em dezembro, André Rizek se emocionou ao vivo durante participação no Estúdio i.

Reprodução

Amigas foram contra 'date' com Rizek

Andréia Sadi quase desmarcou o primeiro encontro com André Rizek após pedir opiniões das amigas sobre o jornalista — e não receber respostas positivas sobre o romance.

Tenho aflição desta coisa de jornalista virar notícia. Sempre fui muito discreta na minha vida pessoal. As conversas com as minhas amigas eram muito nesse sentido.

Apresentadora tenta ser discreta com os filhos gêmeos Pedro e João, 2. "Quando começamos a namorar, André falou: 'imagina, ninguém quer saber da nossa vida'. A verdade é que as pessoas querem saber de tudo. Cabe a nós preservarmos."

Minhas amigas também falaram: 'Jornalista? Você vai sair com alguém que faz o mesmo que você? Não dá'.

Reprodução

Paixão por Brasília

Sadi afirma manter "alma de repórter" mesmo após se tornar apresentadora. "Nunca consigo descansar. Sento na cadeira e começo a apurar, mesmo no ar. Também fazia quando era comentarista e não parei."

Paixão de Sadi pela política é antiga. Logo em seu primeiro ano de jornalismo na PUC-SP, em 2005, estourou o escândalo do Mensalão, e a então estudante se viu viciada em acompanhar as sessões da CPI.

Apresentadora tenta visitar capital federal a cada 15 dias. "As pessoas acham que vou ao Rio de Janeiro para descansar e continuo morando em Brasília, de tanto que fiquei identificada. [...] Tem a ver com as pessoas me verem no ar tantas vezes ali."

Sadi não deixou de procurar fontes. "Falo com 15 ou 20 pessoas pelo telefone todos os dias. Estou sempre alerta. Amigos e familiares dizem que eu preciso desacelerar. Eu não vou, não quero desacelerar. Quem disse que eu preciso? Sou uma jornalista alerta o tempo inteiro. Brasília me trouxe isso."

Eu nunca vou me desligar de Brasília. [...] Como morei por dez anos, sei quando tenho que estar lá.

Estevam Avellar/Globo

'Sou ser humano'

Jornalista preocupou público da Globo na manhã do dia 5 de agosto deste ano. A jornalista parecia nervosa durante uma entrada ao vivo feita para o É De Casa (Globo) horas antes de apresentar o Jornal Hoje.

Questionada sobre o alcance de eventuais falhas na TV aberta, Sadi diz manter boa relação com o público nas redes sociais, mas não citou episódio ocorrido neste mês.

Você tem que saber rir de você mesma e falar: 'Cara, é verdade, eu gaguejei'. Sou um ser humano. Já espirrei no ar, cocei o nariz. Isso a GloboNews te dá, pois tudo se torna normal. Você está ao vivo o tempo inteiro. [...] o que não dá para fazer é errar informação.

As pessoas sempre dizem que sou muito segura. Não é verdade. Sou super tímida, insegura. Passo mal antes das estreias. Brinco que ser inseguro te garante responsabilidade sobre o que você está fazendo.

Andréia Sadi, Apresentadora da GloboNews

Primeiro ano de Estúdio i

Audiência do programa cresceu 25% com Andréia Sadi, segundo dados cedidos pela TV Globo. O telejornal foi visto por mais de 18 milhões de pessoas durante o primeiro ano da apresentadora.

"Há quantos anos eu faço análise? O dia que eu disser que estou satisfeita comigo, tenho que me dar alta. Mas me surpreendi porque fiquei à vontade na apresentação. Achei que demoraria anos", afirma ao destacar que o Estúdio i tinha "a cara" da amiga, Maria Beltrão — que deixou o programa para assumir o É de Casa, nas manhãs de sábado da Globo.

Apresentadora afirma estar adaptada às posições que ocupa atualmente. "Renata Lo Prete estava falando comigo outro dia. Eu contei que estava nervosa, passando muito mal, e ela brincou: 'Não esperava outra coisa de você'".

Daniela Toviansky/Globo

Estúdio i e Jornal Hoje são líderes de audiência. Você está lidando com notícias que impactam a vida das pessoas. Desconfio de quem não está inseguro, não tem frio na barriga. Atores veteranos sempre falam: 'Até hoje, quando subo no palco, fico nervosa'. Se eles ficam nervosos, porque eu, que tenho 36 anos e nunca apresentei, não ficaria nervosa?

Andréia Sadi, Apresentadora da GloboNews

Reprodução/Instagram

Futuro na Globo

Sadi entrou no revezamento de apresentadores que eventualmente substituem o âncora principal, César Tralli, em junho deste ano. Nilson Klava, Camila Bomfim, Marcelo Cosme, Zileide Silva e Alan Severiano também comandam o telejornal esporadicamente.

Jornalista é candidata a apresentadora fixa do Jornal Hoje? "Não tenho muito disso. Sou jornalista e vivo o que eu estou fazendo. Tenho muita coisa a fazer. Brinco que eu gosto de fazer várias coisas ao mesmo tempo, por isso fiz filhos gêmeos. [...] Não consigo tratar de cenários que não existem."

Globo negou recentemente a possibilidade de mudanças no comando do Fantástico, apresentado atualmente por Poliana Abritta e Maju Coutinho. César Tralli seria um dos nomes cotados para a atração, divulgou recentemente Flavio Ricco, do Portal R7.

Você me pergunta como eu pergunto para político: 'ah, e em 2026?'. Eu posso te dizer o que eu vou fazer amanhã. Estou preparando a pauta do Estúdio i. Sei que o meu próximo plantão no Jornal Hoje é no final de setembro.

Topo