O funk em São Paulo está profissionalizado, dizem nove a cada 10 pessoas do ramo. No entanto, o sucesso de um MC tem dois fatores principais - que ainda tem muito a ver com um passado mais amador: o quanto suas músicas tocam na rua e o quanto de shows ele faz num mês. Com a pandemia e a paralisação das festas, isso virou passado. Foi então que muitos artistas abriram os olhos para a importância do streaming.
Não é que os cantores fechavam os olhos para Deezer e Spotify, por exemplo. Chegar num topo 50 era uma conquista comemorada, mas não era visto como prioridade - o principal foco era a distribuição no YouTube. Na comparação entre as duas produtoras, a KondZilla estava um passo à frente nesse ponto, pois há anos faz um trabalho também dedicado aos streamings. Era comum, por exemplo, ver sucessos de artistas da GR6 que estavam com milhões de acessos no videoclipe, mas a música não estava disponível no Spotify.
Mas a GR6 ganhou uma nova aliada: a Ingrooves, que tem como missão distribuir o conteúdo fonográfico da produtora. Ela é um braço da Universal Music, que chegou no Brasil este ano e sua primeira parceria foi com a empresa de funk. A visão de futuro da GR6 é se tornar uma referência de selo musical. Cris Falcão, executiva da Ingrooves, explica parte do seu trabalho.
Nós estamos trabalhando para mostrar como novas práticas podem ajudar os artistas. Antes, se tinha a cultura de lançar vários singles, distribuir no YouTube e, na hora que um desse certo, trabalhar em cima dele. Era uma espécie de roleta russa, jogar na mega sena. Hoje, mostramos que tem como você fazer um trabalho consolidado, trabalhar com álbuns ou EPs, fazendo um lançamento no mínimo simultâneo no YouTube e plataformas de streaming. São boas práticas que precisam ser adotadas.
Há dois anos, a KondZilla vem se aproximando de um modelo próximo do que seria uma agência de publicidade. A empresa chegou a contratar um CEO para estreitar relações com o mercado publicitário. Hoje, Konrad diz que sua empresa é um "selo de qualidade garantida" e tem a ambição de ser, cada vez mais, multiplataforma.
Qual a entrega que o Kevinho faz? Quantas impressões um stories dele tem? O Jottapê é só um MC ou pode atuar também? [ele foi um dos protagonistas da série "Sintonia", produzida pela KondZilla em parceria com a Netflix]. Quando a gente faz a gestão da carreira do artista, os anunciantes não têm medo de se associar aos nossos talentos, sabem que não vão ter nenhuma crise para administrar pois já temos um filtro.
O amanhã ainda é uma incógnita. O certo é que a GR6 ruma caminho para se tornar uma grande gravadora, especializada na música das favelas paulistanas, enquanto a KondZilla, também dentro desse espaço, procura aproveitar do sucesso musical para se aliar a marcas e invadir o mainstream.
Mesmo com abordagens diferentes e um passado de parceria, GR6 e KondZilla disputam um mesmo espaço no tabuleiro.