Tiktoker tamanho família

Filmando com avó, madrinha, afilhado e até com o cachorro, Raphael Vicente conquistou o Brasil direto da Maré

Helena Aragão (texto) e Ricardo Borges (fotos) Colaboração para Splash, do Rio Ricardo Borges/UOL

Gente fazendo vídeo de humor na internet tem muita por aí.

Mas fazer vídeo de humor junto com a avó, a madrinha, o afilhado e até o cachorro não é para qualquer um. Talvez seja por isso que Raphael Vicente (@raphaelviicente) tenha estourado nas redes sociais: ele fez da clausura com a família na pandemia uma limonada e já tem 1,5 milhão de seguidores no TikTok, além de 155 mil no Instagram.

Os vídeos, curtos e com a edição esperta e simples típica do TikTok, chamam atenção sobretudo pelo inusitado. É possível ver sua avó, Maria Antonia, interpretando um personagem do game "Among Us", a madrinha Luciene "ganhando uns trocados" com dança do ventre online para um sheik árabe, ou ainda o afilhado William, de 9 anos, incorporando Deus.

Mas o protagonista, em geral, é o próprio Raphael, um jovem alto e magro de 20 anos, que dá vida a todo tipo de figura, roteiriza, edita os vídeos no celular, assovia e chupa cana ao mesmo tempo.

E ele bomba.

Outro dia recebi uma mensagem do Whindersson Nunes, quase caí para trás. Já troquei algumas mensagens com a Tatá Werneck, que é uma inspiração. E, num momento em que quase surtei, a Cardi B compartilhou um vídeo meu.

Raphael Vicente

'A Xuxa da Maré'

Cria da Nova Holanda, comunidade do Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro, Raphael começou a fazer dos vídeos um hobby há sete anos. Começou no Vine, antiga rede social para o formato. Aprendeu a editar na marra. Foram muitas horas acompanhando tutoriais de YouTube e lutando para fazer upload de suas produções domésticas com a internet instável da favela —problema que persiste até hoje, diz ele.

Antes de a fama se espalhar, foi lá mesmo, na comunidade, que Raphael pôde sentir o termômetro de popularidade começar a subir.

Virei a Xuxa da Maré. As crianças daqui de dentro me amam. Me chamam de tio Raphael, me sinto com 60 anos! Os adultos curtem também, brinco que é Raphael para todas as idades.

Mas foi a chegada ao TikTok, em fevereiro de 2020, que fez a coisa explodir. Em um ano, ele chegou a 1 milhão de seguidores.

Digo sempre que, se eu ficar muito grande, quero ficar conhecido como o Raphael Vicente da Maré. Quero que o canto onde cresci vá junto comigo. Um sonho que tenho é que um dia, com a minha influência, eu possa mudar a imagem que as pessoas têm aqui de dentro. A Maré é muito mais do que as cenas de violência que aparecem nos jornais.

Ricardo Borges/UOL Ricardo Borges/UOL

Família unida, e também muito ouriçada...

Raphael conta que foi natural incorporar a família nos vídeos, porque a inspiração para as histórias sempre veio de casa.

Sempre digo que se você ficar 5 minutos com eles vai ter material para escrever 10 filmes. Só anoto, desenvolvo e gravo. As pessoas gostam de mim porque faço vídeo com eles, é meu diferencial.

Na verdade, Raphael mora sozinho (ou melhor, com o cachorro Scott), mas bem pertinho do resto da família. Assim, passa boa parte do dia na casa da avó Maria Antonia da Silva (68 anos), onde vivem também a madrinha Luciene Elias (65) e a irmã dele, Maria Eduarda (19). No andar de cima, ficam a filha de Luciene, Laudiceia Elias (38), e seu filho William (9).

Como vários dos vídeos tratam de assuntos do momento, ou trazem referências da cultura pop, Maria Antonia e Luciene nem sempre entendem do que estão falando. "Acho que até hoje elas não entenderam o vídeo do Among Us", ri Raphael. "E nem acho que é por ser coisa de jovem, porque elas sabem de coisas que muito jovem não sabe."

A avó se diverte:

Tem um que só fui entender muito tempo depois, mas sei que o Rapha não vai me botar em roubada.

Além do fator diversão, a família acredita também que a atividade tem ajudado a manter a saúde mental em dia.

"Com a pandemia entrando pelo segundo ano, isso tem ajudado a gente a não ter tempo para ficar pensando em coisa ruim", diz Maria Antonia, que trabalhou como comerciante e empregada doméstica antes de se aposentar.

Ricardo Borges/UOL Ricardo Borges/UOL

Grande popularidade traz grandes responsabilidades

Incorporando uma espécie de Peter Parker tupiniquim, a família entende que, com a popularidade, suas responsabilidades aumentam.

A gente 'tá vivendo um momento muito triste no mundo. Acho que os vídeos têm ajudado a tirar um pouco dessa tristeza das pessoas. Recebo mensagem de muita gente dizendo que o vídeo salvou um dia péssimo.

Raphael Vicente

"É muito divertido, mas a gente sabe que pode influenciar as pessoas. Então temos que pensar bem no que estamos dizendo", completa Eduarda.

Dizendo e fazendo

Nos vídeos com gravações externas, Raphael e Eduarda costumam aparecer de máscara. O resto da família aparece mais dentro de casa mesmo —os fãs já são "íntimos" de todos os cômodos— porque "se cuidam demais, é surreal", nas palavras de Raphael.

A trupe costuma fazer teste de coronavírus todo mês. No mais recente, Raphael se surpreendeu com um resultado positivo.

"Fiquei com muito medo de ter passado para elas, porque estava assintomático. Mas graças a Deus não aconteceu." Raphael ficou isolado em sua casa por 14 dias, mas isso não impediu que novos vídeos fossem feitos "à distância", com a família brindando a ausência do primogênito.

Tudo piada, é claro.

Quando testou negativo e pôde voltar a encontrar a patota, a reação da avó gerou um dos vídeos mais fofos da timeline do tiktoker.

Eu senti voltando de um paredão do 'BBB'.

Raphael Vicente

Diversão que rende $

Raphael conta que os vídeos estão permitindo que ele realize o sonho de ajudar a avó a bancar as contas de casa.

Eu já fui estagiário da Caixa Econômica, mas estava há três anos sem emprego, só tirando umas fotos de vez em quando. Agora tiro renda de uma coisa que adoro fazer.

No fim de janeiro, ele foi contratado para o casting da Play 9, estúdio de conteúdo que tem como sócios Felipe Neto, João Pedro Paes Leme e Marcus Vinicius Freire. Como se tornou um influencer para valer, passou a fazer mais vídeos comerciais, para marcas que vão desde desodorantes a macarrão instantâneo. Sempre com a família inteira. E, garante ele, sem conflitos.

Sempre que fazemos publicidade tento dividir a grana igualmente. Para minha irmã dou um pouco mais porque ela ajuda a filmar. Quem mais cobra é o meu afilhado, brinco que é o agiota da família.

No momento, além de Raphael, as únicas que têm renda fixa são Maria Antonia, que recebe aposentadoria, e Maria Eduarda, aprendiz de uma organização social de saúde. Então, a grana é providencial. Mas o que eles estão curtindo mesmo é a fama. A avó diz que foi reconhecida outro dia nas Casas Bahia.

"Tem gente que pede para eu ser avó deles. Respondo que meu coração é grande, cabem todos", diverte-se ela.

Scott, o cachorro, faz tanto sucesso que ganhou um perfil só para ele nas redes, mas não participou da sessão de fotos para esta reportagem por "tocar o terror", segundo o dono.

"Espero que a gente possa tirar umas férias daqui a pouco!", brinca Luciene.

Reprodução/Instagram Reprodução/Instagram

'Reality tipo o das Kardashians'

Em paralelo com os vídeos, Raphael se dedica à dança. Criou há dois anos o grupo Dance Maré, com amigos da Nova Holanda, e há alguns meses começou a fazer aula de dança urbana para valer. Também entrou para a faculdade de Dança da UFRJ, mas com a pandemia optou por trancar o curso para se dedicar com mais afinco ao trabalho nas redes sociais.

A trupe não perde tempo fazendo grandes planos. Mas Raphael bem que sonha:

Tenho vontade de ter uma série com a minha família. Tipo o reality das kardashians.

Ricardo Borges/UOL Ricardo Borges/UOL

Leia também

Yasmin Ayumi/UOL

Um hit em 15 segundos

Como o TikTok, uma plataforma de dança e dublagem, mudou nossa forma de consumir música

Ler mais
Mariana Pekin/UOL

Quem vai pagar pelo show?

Lei criada na pandemia desobriga produtoras a reembolsar fãs pelas apresentações canceladas.

Ler mais
Arquivo Pessoal

'Eu nasci político'

Quem é Robinho Santana, artista que foi alvo da polícia e chamou atenção de Oprah

Ler mais
Reprodução/Instagram

Renascida

Após relação conturbada, Duda Reis prepara novos projetos, investe nas redes sociais e fala sobre libertação

Ler mais
Topo