Há cerca de um mês, Robinho recebeu um e-mail em inglês. Pensou que era algum vírus, mas a diagramação da mensagem estava muito boa. Se era um hacker, era um daqueles bem cuidadosos.
O e-mail era da redação da Oprah Magazine, que pertence a jornalista Oprah Winfrey, e não tinha nada de vírus. A publicação entrou em contato para convidar o artista brasileiro para uma colaboração.
De início, eu fiquei sem acreditar. Até depois da resposta do e-mail ainda paguei para ver. É algo muito bizarro ser criminalizado aqui e ser reconhecido lá fora, isso diz muita coisa. O momento que o Brasil está passando, as pessoas não ainda não entenderam o que é pluralidade.
A arte que Robinho produziu era uma homenagem a Breonna Taylor, de 26 anos, que foi morta a tiros por policiais durante uma busca por drogas no seu apartamento em Louisville. Não foi encontrado nenhum entorpecente no local e, após sua morte, manifestantes gritavam frase "Say her name" (diga o nome dela, em tradução literal).
Após a publicação na revista, Oprah compartilhou a imagem nas suas redes sociais.
Robinho nem acreditou quando soube.
Foi uma loucura em casa, comecei a gritar. Meu trabalho furou uma bolha mesmo, a Naomi Campbell compartilhou também, tem que falar isso aí (risos). Eu sou fã do LeBron James e fiquei pensando: se a Oprah compartilhou, ele também viu!