40 filmes para ver em 2024

Sadovski: Os lançamentos dos diretores que gostamos e por que eles valem a pena

Roberto Sadovski Colunista de Splash Divulgação
Divulgação

ALIEN: ROMULUS

Ridley Scott se afastou do comando da série depois de "Prmetheus" e "Covenant", abrindo caminho para o uruguaio Fede Alvarez ("A Morte do Demônio") criar uma nova mitologia. (15 de agosto)

Divulgação

ALTO KNIGHTS

Oscarizado por "Rain Man", o diretor Barry Levinson está devendo um filmão desde... bom, desde "Mera Coincidência". Pode ser esse o filme, com roteiro de Nicholas Pileggi ("Os Bons Companheiros") e Robert De Niro como um gângster. (14 de novembro)

Divulgação

AMIGOS IMAGINÁRIOS

John Krasinski mostrou a que veio no comando dos dois "Um Lugar Silencioso" e agora mira na fantasia infanto juvenil. Com Ryan Reynolds à frente, filme tem vibe de Spielberg dos anos 1980. Muitos tentaram, poucos conseguiram, sigo #TeamKrasinski! (16 de maio)

Divulgação

ANORA

O cinema de Sean Baker cresce a cada trabalho, do experimentalismo de "Tangerina" à delicadeza de "Projeto Flórica", passando pelo humor fino do recente "Red Rocket". Motivos o bastante para ficar de olho nesse projeto e na sua protagonista, Mikey Madison. (sem data)

Divulgação

ARGYLE - O SUPERESPIÃO

Ando numa relação de morde e assopra com Matthew Vaughn, mas é inegável que o diretor de "Kick-Ass" e "Kingsman" tem estilo de sobra. O novo filme tem Bryce Dallas Howard como uma escritora que descobre que seu livro é real. Henry Cavill e Dua Lipa estão no elenco. (1 de fevereiro)

Divulgação

ASSASSINO POR ACASO

Nada na carreira de Richard Linklater ("Antes do Amanhecer", "Escola de Rock", "Boyhood") sugeria uma "comédia de ação". Mas esse lançamento comprova seu ecletismo e coloca o astro do momento, Glen Powell, como um policial que arrisca quebrar seu disfarce de matador de aluguel por amor. (16 de maio)

Divulgação

BACK TO BLACK

Não passa mais um ano sem que uma cinebiografia musical deixe sua marca. Este título de Sam Taylor-Johnson não esconde sua inclinação para a tragédia ao retratar o começo da jornada de Amy Winehouse (papel de Marisa Abela) para a fama. (9 de maio)

Divulgação

BEETLEJUICE 2

Demorou, mas Tim Burton tirou essa continuação da gaveta. Na nova aventura do "exorcista de aluguel" traz Michael Keaton, Winona Ryder e Catherine O'Hara da velha turma, dividindo a cena com Jenny Ortega (mas é claro), Willem Dafoe (oba!) e Monica Bellucci. (5 de setembro)

Divulgação

BLITZ

"12 Anos de Escravidão" colocou um Oscar nas mãos de Steve McQueen e, desde então, ele tem escolhido projetos desafiadores no cinema e na TV. O próximo é este filme, que acompanha um grupo de pessoas na Londres bombardeada durante a Segunda Guerra. Saoirse Ronan e Harris Dickinson lideram o elenco. (sem data)

Divulgação

BONECAS EM FUGA

Primeiro foi Joel Cohen dirigindo solo "A Tragédia de Macbeth". Agora é a vez de Ethan Cohen assumir o comando deste thriller em que duas amigas (Margaret Qualley e Geraldine Viswanathan) pegam a estrada e se enroscam com uma turma barra-pesada --Colman Domingo e Matt Damon entre eles. (fevereiro)

Divulgação

BORDERLANDS

Em alta de novo depois de "Feriado Sangrento", Eli Roth assumiu a adaptação do videogame em que Ariana Greenblatt busca uma relíquia em um planeta distante. O elenco (absurdo!) ainda tem Cate Blanchett, Jack Black, Kevin Hart e Jamie Lee Curtis. (8 de agosto)

Divulgação

CONCLAVE

Terror religioso está sempre na moda, mas este tem pedigree extra. O diretor Edward Berger ("Nada de Novo no Front") traz um grupo de cardeais (Ralph Fiennes, Stanley Tucci e John Lithgow entre eles) às voltas com um segredo milenar após a morte do papa. (10 de outubro)

Divulgação

CORINGA: FOLIE À DEUX

Todd Philips apostou alto com "Coringa", driblou o desinteresse do estúdio e criou um fenômeno de US$ 1 bilhão. Com liberdade para o novo filme do vilão, o diretor coloca Joaquin Phoenix dividindo a cena com Lady Gaga no que pode ser... um musical? (3 de outubro)

Divulgação

DEADPOOL 3

Ryan Reynolds convocou o diretor Shawn Levy (seu parceiro em "Free Guy" e "O Projeto Adam"), convenceu Hugh Jackman a reprisar o papel de Wolverine e prepara a entrada do mercenário no universo Marvel. Espere um mergulho no multiverso e a participação de... bom, de todo mundo. (25 de julho)

Divulgação

DUNA - PARTE 2

Adiado pela greve dos atores, título chega ainda mais ambicioso. Depois de arrumar o tabuleiro no filme anterior, o diretor Denis Villeneuve traz a guerra pelo controle do planeta Arrakis e pelo destino do universo. (29 de fevereiro)

Divulgação

O DUBLÊ

Adaptações de séries de TV para o cinema são um filão infinito, e esta é a versão da série "Duro na Queda". No lugar de Lee Majors, Ryan Gosling assume o papel de Colt Seavers, dublê que desbarata uma conspiração nos bastidores de Hollywood. A direção é de David Leitch ("Atômica", "Deadpool 2"). (2 de maio)

Divulgação

FURIOSA - UMA SAGA MAD MAX

Depois de um hiato com a fantasia "Era Uma Vez Um Gênio", George Miller retorna a seu futuro pós-apocalíptico para contar a saga de Furiosa. Ambientado décadas antes do "Mad Max: Estrada da Fúria", Miller traz Anya Taylor-Joy como a guerreira e promete, mais uma vez, um filme para dominar a todos. (23 de maio)

Divulgação

GLADIADOR II

Parece que foi ontem que Ridley Scott lançava "Napoleão". O diretor, contudo, é uma máquina e está finalizando o novo Gladiador. Sem Russell Crowe ou Joaquin Phoenix, ele reuniu um elenco, Paul Mescal à frente, que traz Denzel Washington, Pedro Pascal e, fazendo a ponte com o passado, Connie Nielsen. (novembro)

Divulgação

GUERRA CIVIL

O fim do mundo parece estar dobrando a esquina, e Alex Garland vai fundo na distopia ao criar um futuro em que os Estados Unidos entram em guerra civil. Kirsten Dunst e Wagner Moura são jornalistas em meio ao caos. (25 de abril)

Divulgação

HORIZON: AN AMERICAN SAGA

Longe da direção desde "Pacto de Justiça", de 2003, Kevin Costner volta ao batente em uma lenda para chamar de sua. Dividido em duas partes, filme cobre 15 anos da expansão americana ao Oeste, antes e depois da Guerra Civil. Bem vindo de volta, Kevin! (julho)

JUROR #2

É possível que 2024 traga o último filme da carreira de Clint Eastwood, um dos maiores cineastas da história. Nicholas Hoult é jurado em um caso de assassinato, e vê a decisão de condenar um inocente em suas mãos. (sem data)

O MAL NÃO EXISTE

Neste filme, o diretor Ryûsuke Hamaguchi ("Drive My Car") usa a chegada de uma empresa com grandes planos em um vilarejo no Japão para desenhar uma reflexão sobre o impacto do mundo moderno ao perturbar o fluxo da natureza. (sem data)

Divulgação

MATADOR DE ALUGUEL

O tempo fez desse filme de ação de 1989 com Patrick Swayze um clássico cult. Uma refilmagem finalmente saiu do papel, Doug Liman à frente, colocando Jake Gyllenhaal como um ex-lutador da UFC que termina como leão de chácara na Flórida. Sua paz aparente, claro, não vai durar. (março pela Prime Video)

Divulgação

MAXXINE

Ti West se prepara para fechar sua trilogia do terror, após "X: A Marca da Morte", um slasher esperto, e o absurdamente superior "Pearl". Aqui ele leva Mia Goth a Hollywood para se tornar uma estrela a todo custo. Ela é recebida por Michele Monaghan, Kevin Bacon e Lily Collins. (sem data)

Divulgação

MEGALOPOLIS

É possível que não fique pronto para 2024? Com certeza. Mas a volta de Francis Ford Coppola ao cinemão, depois de um passeio pelo cinema experimental, tem tudo para ser o evento do ano. A história do arquiteto determinado a reconstruir Nova York como uma utopia após um desastre traz Adam Driver, Jason Schwartzman, Aubrey Plaza e um elenco maior que meu braço. E é Coppola! (sem data)

Divulgação

O MENINO E A GARÇA

Cada vez que Hayao Miyazaki diz que vai encerrar sua carreira, ele retorna à direção com mais uma pérola. Seu novo filme traz um garoto se aventurando em um mundo de fantasia no Japão pós-Guerra. Miyazaki borra a linha entre os vivos e os mortos e cria mais uma jornada épica. (março)

Divulgação

MICKEY 17

Depois de levar uma saraivada de Oscar por "Parasita", Bong Joon-ho retorna à ficção científica. Robert Pattinson é um funcionário "dispensável", um colono numa missão espacial que retém suas memórias sempre que seu corpo morre e ele ganha um novo. A última regeneração, contudo, cria um problema. (28 de março)

Divulgação

MUFASA: O REI LEÃO

Antes de Simba, seu pai reinava até onde a vista alcança. Título traz as origens do soberbado em uma história de honra, família e legado, com Barry Jenkins ("Moonlight") mergulhando no mundo da animação digital fotorealista. (19 de dezembro)

Divulgação

NOVO DO JORDAN PEELE

Não é novidade que Jordan Peele gosta de um mistério. Os filmes com sua assinatura --"Corra!", "Nós" e "Não! Não Olhe!"-- costuram na mesma medida fantasia, terror e comentário social. Seu quarto longa, prometido para o Natal e ainda sem título, vai seguir a mesma trilha. Ou não. Adoramos um mistério! (dezembro)

NOSFERATU

Robert Eggers, um dos diretores mais festejados no cinema moderno, mergulha numa releitura do clássico. Na Alemanha do século 19, uma jovem é atormentada pela presença de um vampiro ancestral. Bill Skarsgård é a nova face do Conde Orlok, em um elenco que traz Willem Dafoe, Lily-Rose Depp, Nicholas Hoult e Aaron Taylor-Johnson. (dezembro)

Divulgação

PLANETA DOS MACACOS - O REINADO

O trabalho de Wes Ball, da série "Maze Runner", não é fácil. Aqui ele precisa fazer a ponte entre a trilogia que contou a origem do domínio dos macacos na Terra e a série clássica, em que a humanidade é uma vaga lembrança. Estamos de olho. (23 de maio)

Divulgação

POBRES CRIATURAS

O diretor grego Yorgos Lanthimos não está para brincadeiras. Enquanto esse título está chegando aos cinemas, ele já finaliza "Kinds of Kindness", que rodou ao mesmo tempo, também com Emma Stone e Willem Dafoe. Calma. "Pobres Criaturas" vem na frente. (1 de fevereiro)

Divulgação

POLARIS

Com "Precisamos Falar Sobre o Kevin" e "Você Nunca Esteve Realmente Aqui", Lynne Ramsay realinhou a estrutura do cinema de terror. Agira dá um passo além ao abraçar a fantasia. Joaquin Phoenix é um fotógrafo de paisagens geladas que, no Alaska dos anos 1890, encontra o demônio. (sem data)

Divulgação

RIVAIS

Coloca Zendaya como uma ex-tenista que treina seu marido (Mike Faist) para ser campeão. Ele termina numa partida contra seu ex-melhor amigo (Josh O'Connor), que calha de ser também ex-namorado de sua mulher. Luca Guadagnino aproveitou o intervalo e fez outro filme, "Queers", que deve estrear... ainda esse ano? (25 de abril)

Divulgação

THE SHROUDS

Um ano com filme de David Cronenberg é um bom ano. Este traz Vincent Cassel (Vicente, o carioca honorário!) como um empresário que, depois da morte de sua esposa, cria um aparelho capaz de se conectar com os mortos. (sem data)

Divulgação

THE END

Joshua Oppenheimer, mente criativa por trás do espetacular documentário "O Ato de Matar", faz a transição para a ficção. Sem fugir dos temas espinhosos, ele coloca Michael Sheen e Tilda Swinton em um musical ao estilo da Hollywood clássica sobre a última família no planeta. (sem data)

Divulgação

TRAP

Adoraria adiantar qualquer informação sobre ele. Como se trata do mais novo filme de M. Night Shyamalan, o jeito é esperar uma imagem, um trailer, qualquer coisa! John Hartnett, depois de seu retorno discreto em "Oppenheimer", lidera o elenco. E é isso. Ao menos temos uma data de lançamento! (1 de agosto)

Divulgação

TWISTERS

Eu achava que era uma piada, uma brincadeira para transformar a aventura "Twister", de 1996, em série. Mas não só o projeto está em andamento como seu diretor é Lee Isaac Chung, responsável pelo delicado "Minari". No elenco, temos Maura Tierney, o novo Superman, David Corenswet e ele, Glen Powell. (18 de julho)

Divulgação

WICKED

Depois do que pareceu um século em desenvolvimento, o musical vai finalmente dar o salto para o cinema, cortesia do diretor Jon M. Chu ("Podres de Ricos", "Em Um Bairro de Nova York"). Cynthia Erivo e Ariana Grande são feiticeiras, mas só uma delas se tornará a Bruxa Má do Oeste. (28 de novembro)

Divulgação

WOLFS

Enquanto Danny Ocean não volta, George Clooney e Brad Pitt reatam a parceria. Eles são dois criminosos solitários que terminam contratados para o mesmo trabalho. Jon Watts dirige essa produção para a AppleTV+, que também deve ser lançada no cinema. (setembro)

Topo