WarCraft III
WarCraft III é o primeiro da série a incorporar gráficos 3D. Apesar do relevo exercer pouca influência na jogabilidade, a novidade é bem vinda, pois ajuda em um dos pontos fortes da campanha para um jogador: a narrativa. Com a introdução dos heróis como unidades vitais de combate, cada personagem tem uma enorme importância nos eventos decorridos no desenrolar da história - e a trama é boa o suficiente para manter qualquer um dizendo 'vou jogar SÓ MAIS UMA FASE para ver o que acontece depois'.
Mas ninguém compra WarCraft por sua narrativa, e a jogabilidade certamente não desaponta. Da mesma forma que StarCraft, a série agora traz mais de duas facções extremamente balanceadas - quatro, nesse caso: humanos, orcs, desmortos e elfos da noite. A grande diferença nessa edição está na maneira como seus exércitos são estruturados. Tentando impedir a mais tradicional estratégia do gênero, táticas de construir o mais rapidamente possível um enorme exército de unidades poderosas e massacrar o oponente são desencorajadas pela estrutura de WarCraft III, que prega um melhor gerenciamento de unidades variadas. Sim, o Rush ainda é importante no multiplayer para se ganhar experiência, e esse é um jogo onde uma posição ofensiva é tudo, mas a maneira de se executar isso está diferente da norma.
Isso é resultado de dois fatores: unidades lutadoras consomem uma grande quantidade de alimento, e quanto mais unidades você tem, maior será o Upkeep, uma penalidade aplicada sobre sua extração de ouro. Como os heróis podem oferecer vários tipos de bônus sobre soldados próximos, além de usar suas magias, uma pequena tropa pode fazer um enorme estrago. Por isso mesmo, a Blizzard só permite que você selecione grupos de, no máximo, 12 unidades, deixando clara a limitação. E como Heróis ganham experiência, itens mágicos e novas habilidades (de uma maneira que lembra bastante Diablo, diga-se de passagem), saber refinar e gerenciar cada unidades é vital para um bom desempenho.
O toque final que amarra tudo isso é a interface, que está praticamente além de qualquer crítica. Além de sinalizar as unidades de construção que estão desocupadas com um simples ícone, pequenos toques como rodar por membros de um grupo e hotkeys (teclas de atalho) que movem a câmera para pontos importante da ação farão com que usuários experientes tenham total controle sobre tropas e acontecimentos.
Mas não pense que as batalhas estão menos épicas ou estratégicas com as tropas mais especializadas. Além de poder gerenciar grupos independentes, as unidades de WarCraft III trazem qualidades e defeitos que elevam as táticas estratégicas ainda mais. Unidades voadoras, por exemplo, são totalmente imunes às unidades terrestres sem ataques de longo alcance. Por causa disso, sua pequena infantaria deve ser planejada com cuidado para não ser obliterada por uma besteira. Some isso aos poderes específicos de cada raça, cada uma totalmente diferente, e você tem em mãos um jogo extremamente variado e balaceado com uma atenção incomum, que só se torna aparente quando você percebe as táticas que estão sendo usadas por jogadores na Internet.
Falando nisso, o sistema de conexão à Battle.net está melhor do que nunca, permitindo que você crie listas de amigos, encontre oponentes com qualificações parecidas com as suas e muito mais. Mas fique avisado: a grande maioria dos jogadores da Battle.net e o computador em partidas de skirmish (ficaram devendo um seletor de dificuldade, que no momento só tem a opção 'Hulk Esmaga') são esmagadoramente profissionais, e vão humilhar qualquer pessoa que não seja muito boa no jogo. Felizmente, a opção de salvar replays é essencial, pois é uma das melhores ferramentas de aprendizado para um game desse estilo.
É interessante saber também que WarCraft III vem com um tradicional editor de mapas, que apesar de ser um pouco mais complexo devido à terceira dimensão adicionada, garante que novos mapas devem surgir com bastante freqüência (apesar do pacote que vem com o jogo ser excelente). Outra detalhe que merece nota é que essa versão não traz a tradicional opção de Spawn, então jogos em rede local ficarão restritos ao número de cópias do game.
Quem acompanha as demais obras da Blizzard ficará contente em ver a mesma qualidade e refinamento de quase todos os aspectos, trazendo inclusive as hilárias piadas quando você fica 'cutucando' a mesma unidade repetidamente. Aliás, a equipe escondeu inúmeras piadas e referências de outros jogos pelas campanhas... sem falar em uma surpresinha para fãs de StarCraft que acabarem o jogo no Hard.
Nota: 10 (Imperdível)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.