New Super Mario Bros. Wii
Trailer de lançamento |
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Protagonista de aventuras de sucesso tanto em 2D quanto em 3D e em uma imensa variedade de outros estilos, estrela agora "New Super Mario Bros. Wii". Alardeado pela Nintendo como uma revolução sem precedentes à série, o título não é toda a inovação que promete, mas ainda assim brilha pela extrema competência da Nintendo
Quarteto da bagunça
O game segue o mesmo estilo de "New Super Mario Bros.", lançado para DS em 2006, apresentando mecânica tradicional de plataforma em 2D, mas com todos os gráficos tridimensionais - o chamado estilo 2.5D. Na prática, o que se vê é uma verdadeira homenagem a toda a série de episódios principais do personagem, principalmente "Super Mario Bros. 3".
Até quatro jogadores simultâneos |
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Muito da confusão se deve à alta dificuldade de "NSMBW". Ainda que os cenários sejam amplos e lotados de itens e vidas extras, fato é que o design de fases remete constantemente a alguns dos níveis mais complicados de qualquer dos jogos anteriores. Assim, acaba sendo mais fácil sacanear os colegas e ficar jogando eles em poços de lava ou roubando power ups do que quebrar a cabeça em como superar aquele abismo ou caminho de espetos. Eventualmente, a sensação que se tem é quase a mesma de qualquer "Mario Kart" ou outro jogo esportivo do mascote da Nintendo: o mais bacana é justamente a bagunça armada com os amigos e não exatamente cumprir a proposta do game, seja vencer uma corrida, marcar gols ou chegar ao fim da fase.
Nesse aspecto "New Super Mario Bros. Wii" acaba se boicotando e limitando imensamente o potencial da fórmula ao excluir qualquer tipo de opções de partidas online. Restrito apenas ao multiplayer local, o game exige reunir todos os amigos no mesmo lugar para se desfrutar das aventuras principais ou modos específicos de competição, que remetem à versão de DS, com disputa de coletas de moedas.
Super Mario remix
Relembre a história do Super Mario |
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Ainda de "Mario 3" temos o retorno dos Koopalings, antes filhos do vilão final Bowser e agora tratados apenas como súditos do monstro, e as fortalezas e navios voadores como níveis onde se deve enfrentar chefões. De "Super Mario World" temos coisas como o retorno das casas assombradas e do dinossauro Yoshi - sendo que até quatro podem ser usados simultaneamente, algo inédito até então. Por fim, do primeiro "Super Mario Bros." aparece de forma mais destacada o poste com bandeira ao final de cada fase.
Mas não para por aí: fãs dedicados vão identificar referências a muitos outros episódios, como "Super Mario 64", "Super Mario Sunshine" e até "Super Mario World 2: Yoshi's Island".
Ainda assim, a Nintendo não dorme no ponto e traz uma boa quantidade de elementos inéditos que, ainda que não tão memoráveis como as roupas de sapo e guaxinim de "Mario 3" ou o chapéu voador de "Mario 64", trazem novas e interessantes mecânicas. Por exemplo, a flor de gelo permite congelar inimigos e transformá-los em blocos que podem ser usados como armas ou plataformas. Já a fantasia de pinguim dá a capacidade de deslizar no gelo a alta velocidade, o que abre outras tantas possibilidades.
Super Skills |
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Uma novidade muito interessante de "NSMBW" que certamente aparecerá em futuras produções da Nintendo é o sistema Super Guide. Ao jogar sozinho e perder 8 vidas em um mesmo ponto da fase, o jogador tem a opção de convocar Luigi para mostrar o melhor caminho a se fazer e, literalmente, passar a fase pela pessoa. Veteranos da franquia Mario dificilmente sequer verão isso em prática - a não ser por curiosidade - mas é mais um inteligente esforço da produtora no sentido de trazer jogadores menos experientes para os títulos da casa.
Nota: 9 (Excelente)
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