Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 3
Não se deixe enganar pela nota: "Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 3" é obrigatório aos fãs do anime ou mangá. Sua enorme gama de personagens e o estilo de luta contra chefes, que ficou muito famoso desde o início dessa franquia, divertem muito e ocuparão o seu tempo por, no mínimo, 20 horas.
Pontos negativos como a campanha entediante ou a fraca implementação de modalidades ao longo da história são relevantes e tiveram um peso considerável para a redução da nota final. Mas o fator que realmente fez diferença foi a péssima tradução para o português.
Erros como "vc" no lugar de "você" ou "inventário aberto" em vez de "abrir inventário", mostram a total falta de atenção e respeito por parte da Namco Bandai. Os erros são tão constantes e problemáticos que até impedem o jogador de compreender objetivos ou como ativar poderes especiais. Uma atualização poderá até reverter o erro, mas não mudará o resultado final desta análise.
Fica aqui um aviso às produtoras e aos desenvolvedores: se quiserem traduzir ou dublar algum jogo para o português, não sigam o exemplo da Namco Bandai e contratem empresas sérias de dublagem ou tradução. O Brasil possui um grande mercado consumidor e merece mais respeito.
Introdução
"Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 3" é uma transformação completa do anime e mangá em videogame, além de se ambientar diretamente após os acontecimentos de seu antecessor "Storm 2".
Em meio à turbulenta guerra criada pelo suposto vilão Madara (ou Tobi), Naruto busca a ajuda de Killer Bee para controlar a poderosa Kyuubi, uma aliança ninja entre os cinco países é formada e Sasuke decide vingar o sofrimento de seu irmão Itachi contra a Vila Oculta da Folha.
De maneira geral, o game mantém a fórmula que fez tanto sucesso nos episódios anteriores, com bonito visual em estilo desenho animado, lutas cheias de golpes e liberdade de movimentação pelo cenário e dezenas de personagens para controlar.
Pontos Positivos
Infinidade de personagensPor unir os ninjas de todos os países em razão da Quarta Guerra, "Storm 3" apresenta uma variedade incrível de personagens para controlar. São 80 lutadores completamente diferentes, incluindo os cinco Kages atuais, o samurai Mifune e grande parte dos ninjas revividos por Kabuto durante o conflito.
Com tantos guerreiros em mãos, os jogadores podem fazer inúmeras combinações em partidas online, controlando um personagem principal e dois outros de suporte, misturando técnicas ofensivas, neutras e defensivas. Só é uma pena que nem todos os personagens mais jovens da primeira temporada de Naruto estejam no game como em "Ultimate Ninja Storm Generations", mas ainda assim o game irá divertir fãs do anime e de jogos de luta em geral.
Muito criticada pelos fãs por ter removido as famosas batalhas contra os chefes principais em "Generations", a CyberConnect2 optou por trazer a modalidade de volta em "Storm 3" e fez bonito. O modo aventura já inicia com a batalha de Minato e Sarutobi contra a Kyuubi, apresentando combates comuns misturados com essa divertida interface contra o chefão.
Além dela, muitas outras lutas do tipo ocorrem ao longo dos 10 capítulos da campanha, cada uma com estilos próprios e maneiras completamente diferentes de derrotar o oponente. Estas são, de longe, as batalhas mais divertidas de "Storm 3" e resgatam o brilho e o drama da série Naruto.
Não há como negar que jogos derivados de animes ou mangás sejam criados para atingir o mesmo público fanático pelas séries. O mesmo ocorre aqui, mas de maneira especial: praticamente toda a história da Quarta Guerra Ninja, incluindo os diálogos mais importantes, foram transportados ao game. Isso significa que os fãs terão a chance de assistir mais uma vez a todos os acontecimentos principais dublados em japonês ou inglês.
Dessa maneira, "Storm 3" se aproxima muito mais do anime em relação aos seus antecessores, tomando muito cuidado também em tornar cada personagem único, mantendo as suas habilidades intactas em vez de generalizar as técnicas de ninjas menos importantes (como Kiba, Hinata e Shino, por exemplo). Controlar os cinco Kages e vários dos lutadores revividos por Kabuto durante a guerra é outro presente incrível tanto na campanha quanto nas lutas online.
Pontos Negativos
Campanha entedianteAo mesmo tempo em que "Storm 3" é divertido aos fãs por trazer praticamente todo o anime e seus diálogos ao game, essa mesma característica é também o seu maior defeito. Imagine você, fã de Naruto que, assim como eu, já assistiu ao anime inteiro e até já antecipou boa parte da história conferindo o mangá. Será que você vai ter vontade de acompanhar tudo outra vez? Quando digo tudo, me refiro às principais conversas entre personagens, discussões intermináveis ou até diálogos completamente descartáveis.
A CyberConnect2 se preocupou tanto em contar a história nos mínimos detalhes que se esqueceu de dar ritmo ao jogo. Há capítulos em que você ficará um bom tempo assistindo ao anime para lutar apenas uma ou duas vezes. É frustrante comprar um game de luta e passar boa parte dele sentado no sofá, quase dormindo.
Mas é para isso que os famosos "Skips" (pulos) existem, não é mesmo? O problema é que eles foram tão mal introduzidos em "Storm 3" que muitas vezes você será obrigado a pular o mesmo trecho de conversa umas cinco vezes até conseguir chegar na batalha desejada. E a cada "Skip" usado, uma tela de loading aparecerá para complicar ainda mais o problema. Esses carregamentos, aliás, estão presentes em boa parte do jogo, inclusive na tela de Start quando você quiser consultar seus itens, por exemplo.
Aos jogadores menos habituados ao anime, a história provavelmente irá entreter bastante, mas a falta de batalhas durante a campanha certamente irá cansar boa parte deles. Faltou mesmo uma mecânica de "Skip" mais eficiente e menor quantidade de carregamentos.
Em "Storm 2" era divertido passear pela Vila Oculta da Folha entre uma missão e outra para coletar itens ou até ajudar outros personagens em troca de recompensas. Como a história se concentrava mais em Konoha, fazia muito sentido possuir essa liberdade. Porém, com a chegada da Quarta Guerra Ninja e a fragmentação da história em diferentes pontos do mundo, esse mesmo conceito mudou de figura.
O problema é que em vez de tentar adaptar a modalidade tão usada no título anterior com esse novo trecho de história, a CyberConnect2 decidiu transportar o mesmo sistema praticamente intacto para "Storm 3". O resultado é uma campanha confusa em que você irá assistir a um trecho do anime, recuperar o controle de Naruto, dar alguns passos e ser interrompido novamente por uma cena de diálogo. Fica a dúvida se era realmente necessário ter que controlar o personagem pelo mapa se o foco principal do jogo é apenas contar a história.
No fim da campanha, porém, o jogador pode andar novamente por todos os ambientes em que lutou, realizando assim as missões extras que ficaram incompletas. Mas qual a graça de completá-las se não há mais nada de interessante para acontecer na história? Mesmo que o intuito seja conseguir todos os troféus ou conquistas, o que resta no modo aventura é tão raso que quebra qualquer tipo de divertimento.
Uma novidade ousada da CyberConnect2 foi adicionar um modo de luta bastante parecido a títulos como "Dynasty Warriors", no qual a batalha ocorre contra vários oponentes ao mesmo tempo, espalhados por um mesmo cenário. Talvez essa tenha sido uma saída para elevar a ação da campanha ou até para atrair um público maior. Mas infelizmente a novidade acabou sendo pouco usada e até mesmo confunde jogadores já habituados ao tradicional estilo da franquia "Storm".
Outro fator negativo está nos próprios defeitos desse modo de luta: além de não conseguir enxergar todos os oponentes, você se confundirá bastante com o estranho sistema de mira. Em uma das lutas finais da campanha é preciso lutar contra vários inimigos fortes revividos por Kabuto utilizando esse modo e é impressionante como fica difícil conseguir passar de fase justamente pelos defeitos anteriores.
Tradução horrível para português
Se o seu console estiver configurado na língua portuguesa, prepare-se para sentir vergonha e raiva da tradução de "Storm 3". "Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 3" possui a pior tradução para português que já vi em um game.
Pequenos erros em trechos aleatórios são completamente aceitáveis e podem muito bem ser corrigidos com uma atualização, mas em "Storm 3" o trabalho de tradução precisa ser refeito por completo. Em praticamente todos os diálogos há algum erro grave e, para não generalizar, vou citar os que mais me impressionaram: uso constante de "vc" no lugar de "você"; repetição absurda de uma mesma palavra em explicações de ajuda; tradução de "open inventory" (ou "abrir o inventário") para "inventário aberto" no início de todas as batalhas; "empurrar" ou "imprensar" em vez de "apertar" ou "pressionar" um determinado botão; "my, my, my", bastante utilizado na língua inglesa, virou "meu meu meu", como se fosse muito comum aqui; "company", que no contexto de guerra deveria virar "brigada", se tornou "empresa"; e vários outros.
Muitos podem defender a Namco Bandai, dizendo que ao menos ela tentou dar maior importância ao Brasil e por isso poderia ser desculpada. Porém, acho o seguinte: se uma empresa decide traduzir seu jogo para o português, o mínimo que se espera é respeito com a nossa língua. Em vez de colocar no mercado um produto com essas falhas, era melhor deixar mesmo em inglês e evitar tamanha vergonha.
Tudo parece feito na correria. Ouvi pessoas defendendo o trabalho dos tradutores, alegando que muitas vezes as produtoras como a Namco Bandai podem muito bem ter enviado arquivos e mais arquivos de texto puro sem ao menos explicar como tudo deveria ser feito. É, pode até ser que isso tenha ocorrido, mas trocar "você" por "vc" não é justificável.
Em diversos momentos durante a campanha, não consegui entender como poderia ativar um determinado poder, já que a explicação em português era incompreensível. Alguns efeitos de itens também não escaparam dos erros, como por exemplo os Bolinhos de Gergelim: "Equipe taxa de aumento med. impulsiona batalha seg. (Baixo) + HP max!". Deu para entender algo? Foram tantos os erros que fui obrigado a mudar o idioma do meu console para inglês para prosseguir no jogo sem confusão.
Até a publicação desta análise, a Namco Bandai não se pronunciou em relação ao problema. Será que teremos um pedido de desculpas ou vai ficar por isso mesmo?
Nota: 6 (Razoável)
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