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Forza Motorsport 5

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

28/11/2013 20h06

"Forza Motorsport 5" é um ótimo game que preenche a vaga de primeiro jogo de corrida do Xbox One. Construído com a expertise da Turn 10, o jogo agrada com uma experiência de direção robusta, o inovador e empolgante Drivatar e uma boa variedade de carros para guiar.

Algumas falhas, porém, impedem esse "Forza" de realizar todo o potencial da franquia. O game traz menos carros do que o antecessor, "Forza Motorsport 4", bem como uma menor variedade de pistas para correr.

Por fim, a divisão da campanha solo em categorias de competição acaba por levar você a escolher o sempre o carro mais indicado para a situação e não necessariamente o veículo que desejava pilotar - um retrocesso em comparação aos jogos da série no Xbox 360.

Introdução

O primeiro jogo de corrida do Xbox One traz a franquia "Forza Motorsport" de volta ao reino dos simuladores, após o flerte com a cena arcade em "Forza Horizon", de 2012.

O game se esmera para oferecer uma experiência de direção digna da nova geração dos consoles e, para um título de lançamento, consegue impressionar: gráficos de ponta, veículos detalhados tanto na lataria quanto internamente e mecânicas baseadas na computação em nuvem. O jogo usa até as novas funções do controle do Xbox One.

"Forza 5" segue a evolução natural de uma das melhores franquias de corrida da atualidade, ainda que reduza a marcha em certos aspectos como a quantidade de carros e a variedade de pistas.

Pontos Positivos

Veículos bonitos e detalhados

O primeiro impacto de "Forza Motorsport 5" é visual. Os carros são muito detalhados, principalmente quando você joga com a câmera dentro do cockpit. As diferentes texturas chamam a atenção, seja no vidro, borracha, couro ou metal cromado. É possível enxergar o reflexo do piloto no vidro dianteiro e os retrovisores mostram exatamente o que rola na pista atrás de você.

Por fora, os carros não deixam a desejar. Na pista, você percebe detalhes como aerofólios que se levantam ao atingir certas velocidades, pneus que se movem de forma independente, a sujeira que gruda no parachoque após comer grama em uma curva mal feita e vários outros detalhes que dão vida e realismo ao veículo.

O carro pode sofrer danos após batidas, desde arranhões na pintura até amassados mais sérios e mesmo peças quebradas que prejudicam a performance - coisa que pode ser evitada ao jogar com a opção de danos cosméticos selecionada.Todos esses detalhes podem ser apreciados com calma no modo Forzavista, evolução da ferramenta Altavista de "Forza 4".

Você pode navegar tanto com o controle quanto com o Kinect, explorando o carro selecionado - e dessa vez, todos os veículos do jogo permitem esse passeio.É possível assistir uma apresentação do carro ou navegar livremente, observando cada detalhe lentamente. Para os aficcionados por carros, o Forzavista é um passeio 'vouyer' por um parque de diversões virtual.

Sistema Drivatar

O Drivatar é a principal novidade de "Forza Motorsport 5": através da nuvem, o game substitui a inteligência artificial dos pilotos e suas limitações pelas habilidades de outros jogadores. A experiência de direção se torna muito mais autêntica e emocionante, pois os pilotos não seguem a risca os traçados. Eles comentem erros, são agressivos e se comportam como pessoas reais - afinal, são simulacros da própria comunidade.

O mais legal é que o Drivatar não se limita aos dados dos outros corredores, mas reproduz seus carros, com os ajustes, pinturas e adesivos personalizados pelo jogador. É fácil esquecer que você está correndo contra a máquina ao disputar a liderança com o carro de um amigo da Live, por exemplo.

O seu Drivatar acumula créditos ao participar das competições de outros usuários, que são depositados na sua conta quando você inicia o game. Isso ajuda um pouco na tarefa de acumular pontos para adquirir novos veículos e melhorias.

Um ponto interessante é que além de definir as assistências antes de uma corrida, você também pode determinar a dificuldade dos Drivatar, selecionando adversários por níveis de habilidade. Corra contra os melhores do mundo, jogadores medianos ou inexperientes - a seleção impacta tanto nos bônus de experiência quanto no desafio na pista.

Licença de "Top Gear"

Assim como "Forza 4", o novo game conta com a colaboração do cultuado programa britânico "Top Gear", da BBC. No jogo, o trio de apresentadores Jeremy Clarkson, Richard Hammond e James May se reveza na apresentação de cada categoria de competição, por exemplo.

O famoso circuito de testes de "Top Gear", uma antiga pista de pouso na Inglaterra, está disponível no game, inclusive com eventos especiais nas diversas categorias da campanha solo. Esses eventos contam com o pitoresco senso de humor do show: você vai correr em meio à "ícones arquitetônicos de Londres" feitos de papelão ou disputar uma prova onde é preciso se esquivar de "motoristas de fim de semana", entre outros.
São competições divertidas que ajudam a dar alguma variedade ao título.

Por fim, mas não menos importante, "Forza Motorsport 5" permite que os jogadores desafiem o lendário piloto vestido de branco, Stig. Ou ao menos, o primo digital de Stig. Superar o tempo do campeão de "Top Gear" é um dos Desafios de "Forza 5", mas deveria render uma Conquista.

Controle excelente

Jogar um game de corrida, ainda mais um simulador, é sempre melhor com um volante. Porém, a maioria dos jogadores de "Forza 5" terá que se contentar com o controle do Xbox One e, na real, não é uma opção ruim. O controle responde muito bem, tanto nas alavancas quanto nos gatilhos e botões de ombro, usados para a troca de marchas se você usar o câmbio manual.

Os gatilhos são o destaque aqui, com um divertido uso da vibração independente em cada um.Você sente no dedo a vibração do acelerador e do freio, conforme o carro se comporta na pista. É uma firula? Sim, mas é um bom exemplo do que pode ser feito para incorporar uma resposta sensorial aos comandos nos games do Xbox One.

Categorias de competição

Outra novidade de "Forza Motorsport 5" é a divisão da carreira solo em categorias de competição. Esse formato quebra a tradicional progressão de carros populares até super-esportivos, tão comum na franquia e em outros games de corrida, como o rival "Gran Turismo".

Após passar obrigatoriamente por cinco eventos da categoria Esportivos, você pode escolher onde quer competir. Cada competição envolve várias provas, como uma mini carreira dentro do jogo.A progressão em cada uma delas conta para seu avanço no jogo, que segue o padrão dos "Forza" anteriores: você acumula experiência como piloto, subindo de nível e ganhando créditos. Também ganha pontos de afinidade com a marca do carro que está dirigindo, o que resulta em outras bonificações - quanto maior sua afinidade, maior o bônus de experiência ao terminar a corrida com aquela montadora.

O foco no acúmulo de experiência e, por consequência, de créditos, é o motor da carreira em "Forza 5". Você acumula pontos para comprar os carros que deseja, ou, como o sistema de categorias acaba incentivando, os carros que precisa para vencer e ganhar mais créditos. Falta uma progressão opcional como a de "Forza 4", onde você adquiria o carro que desejava pilotar e o game ia automaticamente oferecendo eventos adequados para aquele veículo.

Além da carreira solo, "Forza 5" oferece partidas multiplayer e o retorno do sistema de Rivais, herança de "Forza Horizon", onde você precisa superar o tempo do 'ghost' de um amigo da Xbox Live em uma determinada pista. O jogo conta com uma comunidade crescente, vinda dos "Forza" anteriores e a Turn 10 costuma promover boas competições online para manter o interesse de seus fãs.

Pontos Negativos

Menos carros e pistas

Apesar dos belos gráficos super detalhados, "Forza 5" dá um passo atrás em comparação aos jogos anteriores, oferecendo um catálogo menor de veículos para o jogador. São 200 veículos e outros sessenta serão adicionados ao longo dos próximos meses, via DLC pago, uma quantia modesta em comparação aos mais de 500 veículos de "Forza Motorsport 4", do Xbox 360. Até mesmo o primeiro "Forza Motorsport", lançado para o Xbox original em 2005 oferecia mais opções, com 231 carros na garagem.

O mesmo vale para os circuitos. Há várias pistas bacanas que reproduzem autódromos e estradas do mundo real, com destaque para a corrida de rua em Praga, na República Tcheca, e Spa Francorchamps, na Bélgica. Circuitos clássicos como Laguna Seca retornam, mais fiéis do que nunca ao cenário real.

Na prática, são poucas opções que se repetem nas várias categorias de competição: 14 pistas compõem os cenários de "Forza 5", contra os 26 circuitos de "Forza Motorsport 4", do Xbox 360.

Derrapadas no português

No Brasil, "Forza Motorsport 5" está todo em português. Embora a iniciativa de localizar o game ainda seja digna de mérito, o fato é que a tradução deixa a desejar. A narradora tem uma voz mecânica e sem emoção, bem diferente das apresentações feitas pelo trio de "Top Gear" e o jogo segue a tradição da franquia em usar termos bizarros, como "Explodir" e "Implodir" para abrir e fechar portas no modo Forzavista.

Ao menos os responsáveis pela localização estão aprendendo: o jogo não repete o erro crasso de "Forza Motorsport 4" ao chamar de "Dividir" o tempo parcial em cada volta.

Ainda bem que as apresentações das categorias feitas pelos apresentadores do "Top Gear" britânico seguem intocadas na edição brasileira, preservando assim o carisma e a inteligência das vozes e textos originais. Mas as legendas nessas cenas poderiam ser melhor posicionadas: ficam num bloco no canto da tela, ao invés de serem posicionadas por extenso na parte inferior, o que permitiria uma leitura mais agradável.

Se você domina bem o inglês, sempre pode preferir mudar a região do Xbox One para um país de língua inglesa, como os EUA, por exemplo e assim apreciar o áudio original em todas as situações.

Nota: 8 (Ótimo)