Topo

Forza Horizon 2

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

02/10/2014 17h53

A PlayGround Games realizou um excelente trabalho em "Forza Horizon 2", não só aprimorando aspectos onde o primeiro "Horizon" deixava a desejar, mas também incluindo novas mecânicas. O resultado é um jogo de corrida com muito conteúdo - algo que faltou em "Forza 5", no lançamento do Xbox One.

Mais voltado para a competição contra oponentes reais, seja nas partidas multiplayer ou contra os sempre presentes Drivatars, "Forza Horizon 2" dispensa um dos elementos mais divertidos do jogo original, as disputas contra os "chefes" de cada categoria.

Ainda assim, o jogo traz um mapa enorme para explorar, centenas de eventos, gráficos de ponta e um multiplayer constante e excepcional, "Forza Horizon 2" é, sem dúvida, um dos melhores jogos de corrida de 2014.

Introdução

"Forza Horizon 2" traz de volta o festival de velocidade que estreou no Xbox 360 em 2012 como uma variação mais "arcade" da franquia "Forza Motorsport". Para a estreia no Xbox One, "Horizon 2" leva o festival para o sul da Europa, em um grande passeio por cidades, campos e estradas da Itália e do sul da França.

Ao longo do game, você vai pilotar mais de 200 carros e competir em centenas de corridas.Além da tradicional simulação de direção, que pode ser ajustada para tornar o jogo bem mais desafiador, o game se destaca pelos belos gráficos, atmosfera festiva e corridas em vários tipos de terreno, e pelas novas mecânicas de clima dinâmico e ciclo de dia e noite.

Pontos Positivos

Diversão sem limites

"Forza Horizon 2" é um dos jogos mais robustos do primeiro ano de vida do Xbox One. O game de corrida traz um mapa quase 4 vezes maior do que a área do "Horizon" original, cheio de cidadezinhas, vilarejos, estradas sinuosas e paisagens fantásticas para apreciar e claro, acelerar. São mais de 200 carros para você competir em 168 eventos (cada um composto de várias corridas).

Além disso, você tem a lista de experiências - provas especiais que são cumpridas quando você entra em certos carros deixados em locais específicos do mapa. São desafios de velocidade e habilidade que podem inclusive serem feitos em duplas online. É possível apostar corrida com qualquer outro piloto, seja ao passar por um deles na estrada ou indo direto ao modo Rivais para tentar marcar um tempo menor do que os dos amigos numa prova específica.

Também há as corridas de exibição, que envolvem desafios emocionantes e rendem um belo carro no final, caso você vença. Há corridas contra aviões, helicópteros e trens, por exemplo. São provas acirradas e em traçados mais difíceis do que a maioria dos eventos de "Horizon 2". Você vai encontrar vários colecionáveis para pegar (ou atropelar) enquanto explora o território, como placas que dão experiência e descontos nas viagens rápidas, veículos raros escondidos em celeiros e mesmo ruas e atalhos que passam despercebidos pelos menos atentos.

Outro ponto importante é o sistema de experiência e vantagens: você acumula XP realizando manobras, ultrapassando oponentes, ganhando corridas, derrubando objetos, derrapando... tudo é motivo para mais alguns pontos na barrinha no topo da tela, e executar várias ações em sequência rende multiplicadores - mas cuidado, se bater no meio do combo, você perde tudo.

Ao ganhar experiência, você ganha pontos de Vantagem e, quando completa um nível, gira uma espécie de caça-níquéis que pode render um carro novo ou um belo bônus em dinheiro. As Vantagens são mais interessantes: se tratam de modificadores que afetam os pontos ganhos em determinadas manobras ou em competições multiplayer.

Completa o pacote um robusto modo online, que inclui toda a experiência da campanha solo, como os chamados "Pegar a Estrada", onde os jogadores viajam de um ponto a outro do mapa e participam de uma série de eventos, até encontros para trocar designs, esquemas de tuning e claro, apostar corridas. Se preferir, você pode entrar em um "Passeio Livre Online" e viajar livremente pelo mapa, fazendo manobras com outros jogadores, buscando colecionáveis ou o que der na telha.

Tudo isso é embalado por sete rádios (contra as três estações do primeiro jogo) de estilos bem variados. A seleção musical é boa, mas não é tão inspirada quanto no "Forza Horizon" original.

Clima e corridas noturnas

As principais novidades mecânicas de "Forza Horizon 2" são o sistema de clima dinâmica e o ciclo de dia e noite. Com a implementação desses dois sistemas, os dias ensolarados dos "Forza" anteriores são apenas uma possibilidade (bem comum, vamos admitir). Mas espere por chuvas em diferentes intensidades, névoa ao amanhecer e neblina pesada.

Corridas noturnas são intensas, principalmente quando você se aventura em uma prova de cross-country (atravessando todo tipo de terreno, inclusive correndo no meio de árvores) e com a visão de dentro do cockpit. Além de apreciar o belo trabalho da PlayGround Games na recriação do interior dos carros, a tensão de não enxergar o que vem pela frente (como um barranco ou um tronco de árvore) deixa a partida muito mais intensa.

Os efeitos climáticos são dignos de nota também pela sensação de água na pista, que influencia na aderência dos carros ao asfalto. Vale observar como a água seca de maneira realista depois da tempestade, formando poças e preenchendo rachaduras no asfalto. O clima dinâmico é uma adição que deve continuar presente em todos os "Forza" daqui para frente.

Multiplayer constante

Além do robusto modo multiplayer, que funciona como uma extensão da jogatina solitária, "Horizon 2" herdou de "Forza Motorsport 5" o sistema de Drivatars, que registra o estilo de jogo e os carros de cada piloto no Xbox Live e transfere para o jogo dos outros. Correr contra os Drivatars é muito mais empolgante do que contra oponentes comuns controlados pela máquina.

Acredite: a rivalidade com um amigo nas partidas online é transferida para o Drivatar dele assim que você avista o bólido do oponente, idêntico ao que ele usa, com as mesmas cores, adesivos e estilo de direção. O seu Drivatar também compete em provas nos jogos dos outros, acumulando créditos para você.

Além disso, você está sempre competindo com os amigos (e com desconhecidos) nas provas do jogo, na tomada de tempo nos radares e em praticamente tudo (ruas percorridas, placas derrubadas, exibições, experiências). Tudo que você faz em "Forza Horizon 2" pode ser medido, registrado em um placar e comparado com o que os amigos alcançaram.

Pontos Negativos

Sem chefões, só Drivatars

A chegada dos Drivatars deixou o game mais imprevisível e a maioria das corridas mais intensas, sem dúvida, mas acabou se tornando o foco maior do jogo na campanha solo. "Forza Horizon 2" não tem os "chefes de fase" que marcavam a subida de categoria no primeiro game. Esses personagens proporcionavam corridas emocionantes e davam ao jogo uma sensação de "rivalidade" diferente do efeito provocado ao competir com os Drivatars dos amigos.

Particularmente, não vejo porque tirar uma coisa que funcionou tão bem no primeiro game para dar destaque para outra característica. Drivatars e os "chefes de fase" poderiam coexistir nas pistas de "Forza Horizon 2".

Campeonato de curta duração

"Forza Horizon 2" tem mais de uma centena de campeonatos num mapa bem maior do que o jogo de 2012. Num primeiro instante, você imagina que será um longo (e divertido) caminho até o topo. Mas na prática, basta vencer 15 eventos para ser convidado para correr na final, que é apenas uma corrida bem longa por vários pontos do festival.

Posto desta forma, parece uma experiência bem mais curta, e de fato, para quem quer apenas "fazer o final" do game, a diversão pode acabar rápido. Para curtir "Forza Horizon 2", é preciso ter a mente bem mais aberta. Afinal, você ainda pode aproveitar todo o mapa, competir em muitos eventos e continuar ganhando experiência e comprando carros, desbloquear Conquistas e participar de campeonatos online.

"Forza Horizon 2" é um jogo melhor apreciado com calma, mas a toda velocidade.

Nota: 9 (Excelente)