Ocasio-Cortez joga Among Us na Twitch e mostra o poder do streaming
Entretenimento, competitividade e... engajamento político. Os games e esportes eletrônicos já se provaram diversas vezes como ferramenta de inclusão e de diálogo com diversas camadas da população, especialmente as mais jovens.
Não à toa, nesta semana, a deputada norte-americana Alexandria Ocasio-Cortez se tornou a responsável por uma das lives mais assistidas da história da Twitch jogando Among Us, game casual que se tornou febre em todo o mundo nas últimas semanas.
AOC, como é chamada nos Estados Unidos, chegou a bater a marca de 435 mil pessoas simultâneas em seu recém-inaugurado canal. A congressista do Partido Democrata acumula, no momento em que este texto é escrito, mais de 693 mil seguidores. O vídeo da única transmissão até agora já ultrapassou a marca de 5,4 milhões de visualizações. Números que mostram o engajamento inerente a este tipo de conteúdo e a importância de reconhecer tal contexto.
Diante das limitações impostas pela pandemia do coronavírus, os Estados Unidos permitiram a votação remota, por meio do serviço postal. Vale lembrar que o voto não é obrigatório no país, o que faz com que muitos jovens se abstenham de tal direito. Ciente da relevância de contar com esse público, Ocasio-Cortez se dirigiu ao público de uma forma interessante, divertida e que deve ser cada vez mais normal nos pleitos.
- É disso que essa noite se trata, e é claro que estamos aqui para votar azul - afirmou a deputada, fazendo uma referência ao Partido Democrata, que tem Joe Biden como representante na disputa pela presidência, contra o republicano Donald Trump - atual dono da cadeira.
Não é novidade para ninguém que as redes sociais têm uma enorme influência na política atual e em como as eleições são moldadas. Os candidatos precisam falar a língua de seu público alvo, seja onde for, e os games são uma ótima maneira de aprender e gerar tal conexão imediata. A influência dos streamers e dos pro players é enorme e impactante. Trata-se de um caminho inevitável em tempos atuais.
Esqueça debates engessados, tempos limitados na mídia ou campanhas dificultadas por fatores geográficos. Nas transmissões online, os candidatos podem moldar o próprio diálogo, o próprio tempo e a forma de se direcionar ao público. Um progresso para afastar das camadas mais jovens a ideia de que política é um assunto distante ou complicado de ser debatido. Trata-se de uma responsabilidade que pode ser mais palatável a todos de forma orgânica.
Além disso, é importante que os representantes públicos, seja nos Estados Unidos, no Brasil ou em qualquer outro lugar do mundo, entendam os games e eSports com a seriedade que eles merecem ser encarados. Derrubar qualquer preconceito que ligue jogos eletrônicos exclusivamente à infantilidade ou a uma simples distração é uma missão de todos os que estão inseridos no cenário, de ponta a ponta.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.