Topo

Fred e Hamilton no FIFA? Game se reinventa de maneira inteligente

Celebridades no FIFA 21 - Divulgação/EA Sports
Celebridades no FIFA 21 Imagem: Divulgação/EA Sports

Colunista do UOL

05/12/2020 09h00

Tradicionais e sucessos de vendas há mais de 25 anos, os games de futebol concentram um dos maiores desafios do mercado de jogos eletrônicos: encontrar meios de se reinventar após tanto tempo, sem ter para onde "fugir". Afinal, o esporte é o mesmo, a modalidade não vive revoluções... À parte de licenças e modos de jogo, como se reinventar e atrair o público perante à concorrência? O FIFA coordenou uma ação interessante neste sentido nesta temporada.

O modo VOLTA, inspirado no futebol de rua, foi uma das grandes novidades do game da EA Sports para o FIFA 20. Como foge às regras tradicionais da modalidade, ele se transformou em um escape de diversas formas. Para o FIFA 21, um grande exemplo disso foi visto com o influenciador brasileiro Fred, o piloto Lewis Hamilton e a cantora Dua Lipa como personagens jogáveis nesse formato divertido e inovador.

Há diversos fatores a serem observados nessa estratégia - e, particularmente, vejo todos como positivos. Embora o crossover possa causar estranheza nos mais radicais, o potencial de engajamento de públicos que não teriam contato com o FIFA em situações lineares é enorme. Imagine quantos fãs da Dua Lipa se interessaram pelo jogo instantaneamente ao saber que poderiam controlá-la em um dos modos do game.

Quantas diferentes áreas do entretenimento, principalmente o esportivo, foram abordadas por essa novidade? Lewis Hamilton, com o automobilismo. Fred, no espaço dos influenciadores esportivos brasileiros. Além deles, ainda há Giannis Antetokounmpo, do basquete, e Patrick Mahomes, do futebol americano. Um mix enorme de inovação, que parece uma tendência não só para os games de futebol, mas para títulos em geral.

Olhar para o entretenimento e, no caso do esporte, para outras modalidades, é uma forma inteligente e simples de ampliar o próprio escopo. No campo do cinema e das animações, por exemplo, o Fortnite já dá aulas com seus históricos crossovers. Diante da nova geração de consoles, com o PlayStation 5 e o Xbox Series X/S, se reinventar e mostrar dinamismo é uma obrigação para quem quer chamar a atenção.

O futebol é e continuará sendo o esporte mais popular do mundo. Como game, também continuará atraindo milhões de fanáticos em todo o planeta. Porém, neste caso, especificamente, a concorrência é muito mais acirrada e se reinventa de uma forma diária. O FIFA age de forma inteligente e bem arquitetada diante do que o futuro projeta.