Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Com três títulos mundiais, Rainbow Six se consolida como orgulho do Brasil
Brasil, país do futebol? Que nada. Se a gente for pensar nos canecos que nossos atletas ergueram em 2021, talvez seja mais correto dizer que somos o país do Rainbow Six Siege. No último domingo (14), a equipe FaZe Clan levou o Six Major na Suécia - nada menos que a terceira vitória brasileira no cenário competitivo do jogo. O FPS da Ubisoft é, hoje, o maior orgulho do Brasil no esporte eletrônico.
Poucos meses antes, foi a Team oNe que dominou o Six Major do México. E, em maio, no Six Invitational (a competição mais tradicional de R6), teve brasileiros em todas as posições do pódio: Ninjas in Pyjamas como campeões, Team Liquid como vice e MIBR em terceiro.
A variedade de times nestas posições de destaque prova que a hegemonia brasileira não tem a ver com uma única grande equipe: ela é resultado de um cenário competitivo aquecido e bem mantido por anos, que gerou diversos atletas profissionais de nível global.
Nosso Campeonato Brasileiro é de altíssimo nível, a ponto de que outras regiões deveriam olhar para cá como exemplo. Organizações internacionais gigantescas certamente estão atentas: FaZe, NiP e Liquid, tão consagradas mundo afora, investem seus dólares e euros nos nossos jogadores.
Deste título da FaZe, o símbolo de persistência é a dupla Leonardo "Astro" e Gabriel "cameram4n". Presentes no cenário de Rainbow Six Siege desde os primeiros passos, eles jogaram a primeira edição do Invitational, lá em 2017. De lá para cá, foram dezenas de competições, aqui e lá fora. A merecida glória, enfim, chegou. E eles, sem dúvida, servirão de espelho para tantos outros talentos que ainda estão dando seus primeiros passos.
O senso coletivo, de ver diferentes equipes chegando, incomodando e conquistando, é o mais importante para o esporte eletrônico brasileiro a longo prazo. No próprio Rainbow Six, vimos equipes como a PENTA, a G2 e a Team Empire varrerem o cenário durante certas épocas. Agora, quem manda é o nosso país, e não só com uma equipe. É simbólico que possamos torcer para o Brasil sem sequer precisar depositar nossa confiança em uma única line up.
Curiosamente, Rainbow Six Siege não é líder absoluto de audiência ou de popularidade no país. Em parte, por ser um game pago e com configurações proibitivas para computadores mais simples (o que faz com que a maior parte da base de jogadores esteja no console, e não no PC). Mas a verdade é que cada game tem seu mérito e se molda da melhor maneira para atender ao respectivo público. Hoje, o que podemos falar do Rainbow Six Siege, é que ele nos traz orgulho. Que em 2022 vejamos tantos outros exemplos como esse. Obrigado, R6!
SIGA O START NAS REDES SOCIAIS
Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.