Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Free Fire sobe a barra e se divide entre esporte e entretenimento
![Free Fire - Divulgação/Garena](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/6c/2022/01/14/free-fire-1642197184966_v2_900x506.jpg)
McLaren Racing, Street Fighter V, One-Punch Man, Attack on Titan, Venom e La Casa de Papel. Nomes diversos, presentes na cultura pop. Marcas que atraem os mais diversos públicos. Qual a semelhança entre elas? Todos firmaram parceria com o Free Fire ao longo de 2021, e o Battle Royale da Garena se inseriu no cotidiano como entretenimento de uma vez por todas. O balanço da temporada foi bom, e será interessante observar como o padrão será aplicado ao longo desse ano.
A Garena soube passear pelos mais diversos âmbitos e fazer com que o jogo não se resumisse nem somente à experiência casual, nem somente ao esporte eletrônico. A missão de se manter em alta nos dois pontos não é simples. É necessário se reinventar com frequência. A recente notícia de que a LBFF estará presente na TV aberta, por meio da Rede TV, ao longo de 2022, reforça que o Battle Royale se mantém fiel à sua missão de popularização ao máximo.
Isso é importantíssimo para que novos talentos sejam formados, para que cada vez mais jovens tenham interesse em adentrar o esporte eletrônico. Os dados relativos à terceira divisão do competitivo nacional, a Série C da LBFF, são animadores: ao todo foram 95.317 jogadores inscritos, divididos entre 19.377 equipes. Este total representou um aumento de 59% quando comparado ao número de inscritos na Série C da LBFF 3, em 2020.
Eleito como Jogo Mobile do Ano em Esports no Esports Awards 2021, o Free Fire deverá ter uma concorrência interessante, embora seja um game de outro gênero, neste ano. O lançamento do cenário competitivo mundial do Wild Rift, a versão do League of Legends adaptada aos dispositivos móveis, deve agitar tudo que diz respeito a público e transmissões de mobile. Uma briga boa para os fãs acompanharem.
"A Garena não pretende parar em 2022. A desenvolvedora está constantemente estudando formas de inovar e atender às expectativas dos fãs de Free Fire, com novas parcerias, tecnologias e lançamentos" afirmou a empresa, em comunicado recente.
Ao analisar um game como esporte eletrônico, é necessário ir muito além dos números. Todos sabemos o tamanho que o Free Fire criou e como o jogo democratizou o conceito de cenário competitivo para muita gente que não fazia ideia de viver disso. A questão, além de quantitativa, precisa ser qualitativa. A Garena vem trabalhando bem isso. Explorar o marketing e não se acomodar é fundamental para fazer história. Afinal, quantos jogos já vimos indo e vindo? São pouquíssimos os que vivem ao ponto de marcar época.
O Free Fire se tornou, em julho, o primeiro Battle Royale a atingir 1 bilhão de downloads na Google Play Store. Hoje, é possível afirmar que, no Brasil, é o único jogo, em termos de distribuição, que atinge todas as regiões do país com uma intensidade à altura do interesse brasileiro pelos games. Méritos do público, da publisher, e de todo mundo que faz acreditar que esses primeiros quatro anos são só o começo de uma história gloriosa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.