Este conteúdo é uma produção do UOL Content_Lab e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL.

Uma tempestade se aproxima

Ghost Of Tsushima explora uma história envolvente com cenários incríveis em meio à invasão do Império Mongol

oferecido por Selo Publieditorial

Treinado desde a infância como um samurai, Jin Sakai vê seu mundo ruir quando o Império Mongol, em sua campanha pelo domínio do Oriente, desembarca na ilha de Tsushima. Liderados pelo implacável Khotun Khan, os combatentes invasores não estão interessados em demonstrar piedade, e devastam a ilha logo em sua primeira onda de ataques. Eles parecem implacáveis, mas cometem um erro ao permitir que Jin Sakai sobreviva.

E agora, o guerreiro retorna à luta como algo mais do que um simples samurai - cercado pela morte, ele renasce como um espírito vingativo.

Seis anos após o lançamento de seu último projeto, a Sucker Punch Productions - o estúdio por trás das amadas séries inFamous e Sly Cooper - apresenta Ghost of Tsushima: seu maior jogo até hoje, e também a maior representação histórica da invasão mongol ao Japão já vista em um videogame.

Estrelado por um herói que conheceu a dor da morte de seus companheiros e agora vive um dilema entre a honra e a vingança, Ghost of Tsushima traz um nível inigualável de realismo em um belíssimo mundo aberto exclusivo para o PlayStation 4.

Esta não é apenas uma história de guerra. É uma história sobre pessoas de verdade tentando sobreviver à brutalidade da invasão do Império Mongol. Em tempos difíceis, boas pessoas fazem coisas ruins - e essa é a realidade do nosso protagonista.

Nate Fox, Diretor Criativo - Ghost of Tsushima

Ghost of Tsushima

Trailer

Um samurai nas sombras

Um adepto fiel aos ensinamentos de seu mestre, Jin Sakai sempre acreditou na importância da honra do samurai. Mas todas as suas crenças foram colocadas em xeque perante a esmagadora força do Império Mongol, que no final do século XIII voltou seus olhos contra o Japão e suas riquezas milenares. Agora, o guerreiro precisa encontrar um novo caminho: um que passa pelas sombras, rumo à salvação de seu povo e à libertação de sua terra.

Este é o personagem que jogadores controlam em Ghost of Tsushima: um homem que irá sacrificar a própria honra como um samurai para impedir que os mongóis destruam tudo o que ele conhece. O Jin Sakai que antes orgulhava-se de enfrentar o perigo sempre de frente agora também ficará à espreita na penumbra, esperando pelo momento ideal para abater sua presa em um momento de fraqueza.

Em termos práticos, Jin Sakai se transforma em um meio termo entre um samurai e um ninja. Ele é capaz de empunhar sua katana para enfrentar oponentes em tensos duelos de um contra um, mas também de atacar à distância durante a noite, ceifando vidas antes mesmo que elas percebam que correm perigo.

Cabe ao jogador decidir qual caminho escolher para cada situação de adversidade ao longo da aventura. Como prova o histórico da série inFamous, a Sucker Punch Productions é apaixonada por jogos que oferecem diferentes caminhos rumo a um único objetivo - e em Ghost of Tsushima, o estúdio criou uma experiência na qual os jogadores têm a liberdade para fazer diferentes escolhas a todo momento, desde que consigam lidar com as consequências.

A experiência do estúdio em títulos como inFamous: Second Son também garante que toda a ação, apesar de sua complexidade, possa ser controlada com facilidade até mesmo por jogadores menos experientes. O sucesso Horizon: Zero Dawn é citado como influência para o combate: versátil e envolvente, mas simples em seu funcionamento.

A combinação de todos esses fatores resulta em um dos títulos mais ambiciosos desta geração, que vai oferecer uma experiência de jogo completa do início ao fim.

O jogo

Combate

Os mongóis são oponentes resilientes e experientes, donos de um enorme arsenal e armadilhas. Para combatê-los, Jin Sakai pode apostar em embates de corpo-a-corpo com sua espada, ou então depender da furtividade com a ajuda de seu arco. O jogador pode aprender novas técnicas ao longo da jornada.

Exploração

Para navegar pela ilha de Tsushima, jogadores precisarão realmente se habituar com a região. Caso você esteja perdido, personagens pelo mundo darão instruções de como chegar em seu destino com base em pontos de referência no cenário - um pico no horizonte ou um templo famoso, por exemplo. Não há GPS no Japão feudal!

Objetivos

Além de acompanhar a história de Jin Sakai do início ao fim, jogadores também poderão conversar com outros personagens em vilarejos espalhados por Tsushima para obter missões secundárias opcionais, que podem render recompensas na forma de itens e também de mais contexto sobre o interessante mundo do jogo.

Locomoção

Jin Sakai conta com a ajuda de um cavalo para atravessar grandes distâncias através da ilha de Tsushima. Enquanto estiver montado, vale aproveitar o tempo para curtir as belas paisagens. Para alcançar lugares altos ou de difícil acesso, o herói também pode utilizar um gancho preso a uma corda.

Uma aventura única

Trilhando o seu caminho

As escolhas feitas pelo jogador ao longo de sua aventura podem afetar os relacionamentos de Jin com outros personagens que o cercam. A arqueira Makoto é um exemplo. Dependendo das escolhas que o protagonista fizer, a guerreira pode se transformar em uma poderosa aliada, ou em uma formidável inimiga.

O clima como aliado

Enquanto se aventura pela região, o jogador deve prestar atenção ao sistema dinâmico de passagem do tempo - que possibilita, por exemplo, maior facilidade em objetivos de furtividade após o cair da noite. Chuvas torrenciais e outros fenômenos meteorológicos também podem afetar a ação de maneiras imprevisíveis.

Dublagem fiel

Para que os jogadores tenham a experiência mais autêntica possível, a Sucker Punch incluirá em todas as cópias de Ghost of Tsushima uma opção de áudio em japonês. O cuidado da equipe de produção é tamanho que personagens do exército invasor que não forem fluentes em japonês irão conversar em mongol.

Ghost of Tsushima é mais do que um rostinho bonito: de acordo com o diretor da produção Nate Fox, um dos objetivos mais importantes do game é criar uma janela para o Japão feudal, utilizando os belíssimos gráficos e um minucioso trabalho de pesquisa para transportar os jogadores para este lendário período da História humana.

Durante o processo de produção do game, a Sucker Punch Productions viajou em peso para Tsushima. Lá, eles exploraram a natureza, fotografaram as paisagens e até mesmo gravaram diferentes cantos de pássaros nativos para conseguir recriar da maneira mais fiel possível a atmosfera do lugar.

Em termos de apresentação, o estúdio foi inspirado em grande parte pela obra cinematográfica de Akira Kurosawa - em especial, filmes como Os Sete Samurais e Sanjuro, cujo estilo estético único é diretamente atrelado à figura do samurai no imaginário coletivo. Até mesmo as coreografias de lutas foram construídas com base em dados históricos, compilados com a ajuda de especialistas em artes marciais.

O incrível resultado de tamanho esmero é evidente em todos os trailers e imagens do jogo. Ao longo de sua jornada para impedir o avanço do Império Mongol, jogadores poderão explorar paisagens de tirar o fôlego, como vastos campos abertos, montanhas, florestas antigas, pequenos vilarejos e templos - tudo como se eles estivessem lá, no ano de 1274.

Fruto do trabalho de seis anos dos talentosos desenvolvedores da Sucker Punch Productions, Ghost of Tsushima utilizará todo o poder do PlayStation 4 para recriar o Japão feudal com um nível de fidelidade nunca antes visto em um videogame. Jogadores terão a oportunidade de explorar um dos momentos mais romantizados da História do Oriente, mas também de tecer seus próprios destinos, fazendo escolhas que afetarão o mundo ao seu redor.

Uma jornada única rumo ao Japão feudal, Ghost of Tsushima chega exclusivamente ao PlayStation 4 no dia 17 de julho de 2020. #GhostOfTsushimaNoPS4

Topo