10 fatos sobre o Nintendo Switch que você precisa saber
Do UOL, em São Paulo
20/10/2016 16h37
Após meses de especulação, a revelação do Nintendo Switch com um trailer de cerca de três minutos parece pouco perto de todas as dúvidas que temos. Mas, nos detalhes, o vídeo esconde várias informações importantes sobre o sistema.
Para que você não perca nada, UOL Jogos preparou esta lista com todos os detalhes do novo sistema que você pode ter deixado escapar. Acompanhe:
-
Imagem: Divulgação/Nintendo Imagem: Divulgação/Nintendo O Switch é console e portátil ao mesmo tempo
O Switch é a evolução da ideia por trás do Wii U. Em essência, o sistema é um tablet, que pode ser levado para fora de casa e funcionar como um portátil, ou então conectado a uma base e rodar jogos na TV como um console comum. Toda a experiência é modular, da tela aos controles, que podem ser acoplados ou desconectados.
-
Imagem: Divulgação/Nintendo Imagem: Divulgação/Nintendo Novos "Mario", "Mario Kart" e "Splatoon" estão a caminho
A Nintendo já está preparando algumas de suas maiores franquias para o Switch. Além do já confirmado "Zelda: Breath of the Wild", o sistema ainda terá novos "Super Mario", "Splatoon" e "Mario Kart".
No caso do "Super Mario", o jogo parece ser totalmente inédito. Já "Splatoon" e "Mario Kart" parecem ser baseados nas versões de Wii U, mas com algumas novidades: o personagem inédito King Boo aparece jogável na nova versão do game de corrida, e os Inklings têm armas e estilos de cabelo que não existiam no game original. -
Imagem: Divulgação/Nintendo Imagem: Divulgação/Nintendo As third-parties voltaram
Empresas que há anos não lançam jogos para plataformas Nintendo, como a Electronic Arts e a Take-Two Interactive, estão de volta para o Switch. Já no trailer de anúncio do sistema vimos "The Elder Scrolls V: Skyrim" e um "NBA 2K" rodando no sistema, e a lista de desenvolvedores que estão criando games para o videogame ainda inclui nomes como Epic Games, Activision e Codemasters.
-
Imagem: Divulgação/Nintendo Imagem: Divulgação/Nintendo Os jogos virão em cartuchos
Os rumores estavam certos: a Nintendo deixou os discos de lado para seu próximo videogame. Jogos do Switch como "Skyrim" serão vendidos em cartuchos - uma mídia que permite ao sistema funcionar como um portátil, em qualquer lugar. Há uma alternativa, claro: baixar os jogos pela internet.
-
Imagem: Divulgação/Nintendo Imagem: Divulgação/Nintendo Os controles chamam-se 'Joy-Con'
Pequenos e versáteis, os controles do Switch chamam-se 'Joy-Con'. Eles podem ser utilizados de várias maneiras: acoplados à tela, um em cada mão, ou conectados através do acessório 'Joy-Con Grip'. Para certos jogos, como no caso de "Mario Kart", cada jogador poderá jogar com um único 'Joy-Con'.
-
Imagem: Divulgação/Nintendo Imagem: Divulgação/Nintendo Um controle tradicional será vendido separadamente
Seguindo os passos do Wii e do Wii U, o Switch também terá um controle nos moldes tradicionais, que será vendido separadamente. O 'Nintendo Switch Pro Controller' substitui o uso dos 'Joy-Cons', mas não pode ser acoplado à tela do videogame.
-
Imagem: Divulgação/Nintendo Imagem: Divulgação/Nintendo O multiplayer também será 'portátil'
O trailer de anúncio do Switch mostra diversas maneiras curiosas de como o sistema poderá ser usado no multiplayer. O tablet pode servir como tela, apoiado em uma mesa, enquanto várias pessoas em volta usam seus próprios 'Joy-Cons' para jogar. Em outra cena, dois tablets do Switch lado a lado mostram duas perspectivas para uma mesma partida de "NBA 2K".
-
Imagem: Divulgação/Nintendo Imagem: Divulgação/Nintendo Os gráficos estão por conta da NVIDIA
Ainda que as especificações técnicas do Switch ainda sejam um mistério, a NVIDIA já confirmou que é a empresa responsável pelo processador gráfico do sistema. A arquitetura Tegra - a mesma das mais poderosas placas de vídeo GeForce - alimenta o videogame, que ainda conta com APIs e bibliotecas de software personalizadas criadas pela NVIDIA especialmente para a Nintendo.
-
Imagem: Divulgação/Nintendo Imagem: Divulgação/Nintendo O preço do sistema ainda é um mistério
A Nintendo não revelou quanto o Switch custará no lançamento. Rumores antes do anúncio oficial da plataforma indicavam que ela seria vendida por US$ 300, mas a informação não foi confirmada.
-
Imagem: Divulgação/Nintendo Imagem: Divulgação/Nintendo Switch no Brasil ainda é incerto
Apesar de nossos constantes questionamentos ao longo dos últimos anos, a Nintendo ainda não confirma oficialmente se voltará a vender seus produtos no Brasil. Portanto, é impossível prever quando, por quanto, e até se o Switch chegará às lojas brasileiras.